As aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos Jacinta, Francisco e Lúcia, em 1917, na freguesia de Fátima, em Portugal, ganharam os corações dos católicos do mundo inteiro. Nossa Senhora de Fátima é a Nossa Senhora do Rosário, que pede a reza do terço para que, meditando os mistérios da Redenção, alcance-se a conversão dos pecadores e a salvação das almas.

A Igreja celebra Nossa Senhora de Fátima na próxima quarta-feira, 13 de maio, dia da primeira aparição aos três pastores. O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, preside missa no Santuário Arquidiocesano de Fátima, que fica localizado no antigo colégio Nóbrega, às 16 horas.

“Mesmo durante a pandemia, e ainda mais por isso, é preciso que intensifiquemos nossas orações, pedindo a intercessão de Nossa Senhora a seu filho Jesus, para que nos dê o fim deste mal”, disse o arcebispo. “Ela que nos tem como filhos está sempre pronta a interceder por nós, e nesse mês dedicado a Maria, vamos com todo carinho agradecer por sua proteção maternal”, comentou.

Dom Fernando celebra a missa do dia 13 no Santuário de Fátima a convite do padre Antônio Mota, da comunidade jesuíta da Universidade Católica de Pernambuco e reitor do santuário arquidiocesano. “Nessa missa queremos dar a tonalidade de esperança para que Nossa Senhora ouça de fato os clamores do povo de Deus que sofre, de modo todo especial por todas as famílias enlutadas em suas perdas nessa pandemia”, afirmou o padre Mota.

É a primeira vez, desde sua criação, em 1935, que o santuário vive a festa de sua padroeira sem os fiéis, devido às medidas de controle do novo coronavírus.  Um quadro bem diferente do que se vive todos os anos, quando mais de mil pessoas participam a cada missa celebrada (pela manhã e à tarde) no dia 13 de maio. Padre Mota diz que, apesar de não poderem estar presentes fisicamente, fiéis e devotos devem acompanhar pela rádio e pelas redes sociais com a fé e o amor que caracterizam as festas marianas. “É uma ocasião para aprofundarmos nossa fé, sabendo que Nossa Senhora de Fátima, nossa mãe, mãe da Eucaristia, nos acompanha e nos assiste em nossas necessidades, onde quer que estejamos”, disse.

Este ano, pela manhã (9h), haverá missa celebrada por padre Damião Silva, com transmissão pela Rádio Clube. A missa da tarde (16h) será celebrada por dom Fernando Saburido, com transmissão pela Rádio Olinda. Somente os celebrantes e a equipe litúrgica estarão presentes, além dos agentes da Pastoral de Comunicação que farão as transmissões pelas plataformas digitais (ver abaixo como acessar).

O santuário cuidado pelos jesuítas no Recife traz uma particularidade: é o primeiro do mundo construído em honra à Virgem de Fátima. Com o apoio da colônia portuguesa à época da instalação do Colégio Nóbrega na cidade, por volta da década de 1920, os Jesuítas conseguiram erguer o templo antes mesmo que os jesuítas em Portugal.

Na Arquidiocese de Olinda e Recife, há mais de uma paróquia dedicada a Nossa Senhora de Fátima. Só na capital, são quatro: nos bairros de Boa Viagem, Ibura, Mangabeira e San Martin. Há ainda paróquias de Nossa Senhora de Fátima em Olinda (Bairro Novo), Paulista (Paratibe) e Vitória de Santo Antão (Água Branca). Capelas no território da Arquidiocese são dezenas.

Vigário geral da Arquidiocese de Olinda e Recife, padre Luciano Brito acredita que a devoção a Nossa Senhora de Fátima cresceu por dois motivos importantes: primeiro porque é uma das aparições mais recentes da Virgem Maria (conta apenas 103 anos), e segundo porque aconteceu em Portugal, terra-mãe do Brasil, sendo disseminada pela comunidade portuguesa que mora em nosso país. “O povo fiel, de terço na mão, dedica esse amor a Nossa Senhora porque é o que dela recebe”, explica. “A Virgem de Fátima é a própria Maria que, em sua obediência e humildade, quer-nos unicamente para seu Filho, apontando o caminho até Ele, dizendo que façamos tudo o que Ele nos disser”, completa o padre, que é responsável pela paróquia mais antiga do Recife dedicada a Nossa Senhora de Fátima – a do bairro de Boa Viagem, fundada em 1948.

Missa de Nossa Senhora de Fátima
Dia 13 de maio de 2020
Santuário Arquidiocesano (antigo Nóbrega)

9h – Pe. Damião Silva – ao vivo pela Rádio Clube FM