
Depois de um ano de reparos, a secular igreja do Pátio de Santa Cruz, no centro do Recife, reabriu as portas para os fiéis nesta segunda-feira (14/09) à noite. O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, presidiu a missa da solenidade da Exaltação da Santa Cruz, que foi concelebrada pelo bispo auxiliar, dom Limacêdo Antonio; e pelos padres Josemar Lima, Davi Gonçalves, Jurandir Dias, João Bosco Costa Lima e Augusto César Figueiroa.

“Estamos muito felizes por podermos reabrir a igreja na solenidade da Exaltação da Santa Cruz”, disse dom Fernando. “Que este dia de alegria seja também momento para repensarmos nossa adesão a Jesus, que morreu por nós: estamos firmes na fé, carregando com amor e responsabilidade nossa cruz, enfrentando corajosamente e profeticamente as dificuldades da vida, seguindo Jesus sem medo”?

O arcebispo explicou, em sua homilia, que a solenidade de exaltação da Santa Cruz pode parecer uma contradição em relação àquilo que a mentalidade dos homens idealiza, como um sinal de morte, “mas é na Cruz de Cristo que nós contemplamos a glória, a vitória de Jesus sobre a morte, um caminho para a glória da ressurreição”. Dom Fernando questionou ainda a firmeza dos batizados, apesar das dores e acusações, quando são exigidos testemunhos na defesa dos valores defendidos pela Igreja.

Construída de 1716 a 1732, a igreja de Santa Cruz ficou fechada por um ano e um mês para recuperação das instalações hidráulica e elétrica, além de reparo de portas e janelas, telhado e nova pintura. A Via Sacra foi restaurada e foram feitos pequenos reparos no altar-mor. Segundo o gerente geral das Irmandades, Hugo Daniel Oliveira, uma campanha chamada “Amigos da Igreja de Santa Cruz” ajudou a arrecadar na comunidade recursos para a obra. Uma família benfeitora, que não quer ser identificada, arcou com a maior parte dos custos. “Quando fui procurado pela família doadora, ouvi dela que ‘nossa casa não pode ser mais bonita que a casa de Deus’, e essa frase me impactou muito”, comentou Hugo Daniel.

A música do Instituto Dom da Paz emocionou os fiéis que foram participar da celebração. O arcebispo descerrou a placa comemorativa da reabertura, sob aplausos, em mais um detalhe que fica para a história da secular igreja de Santa Cruz.
A igreja recebe os fiéis para as missas a partir deste domingo (20), às 7h30 da manhã.
Pascom AOR

