Depois de dois anos isolados pela pandemia de Covid-19, os fiéis da Arquidiocese de Olinda e Recife voltaram a homenagear Nossa Senhora Aparecida com festa, procissões e quermesses. Todas as igrejas da Arquidiocese celebraram o dia da padroeira do Brasil, mas nas cinco paróquias dedicadas a Nossa Senhora sob o título de Aparecida, as festas ganharam força maior.

Nos municípios de São Lourenço, Vitória de Santo Antão, Paulista e Jaboatão dos Guararapes, fiéis pagaram promessas, fizeram pedidos, agradeceram conquistas e externaram seu amor pela Mãe Aparecida participando das celebrações eucarísticas. No Recife, a maior festa aconteceu no bairro do Ipsep, onde está localizada a paróquia mais antiga da Arquidiocese dedicada a Nossa Senhora sob o título de Aparecida. Na matriz do Ipsep, no dia 12, foram celebradas cinco missas, todas lotadas de fiéis. A última delas, às 18 horas, foi presidida por dom Fernando Saburido, que desde sua nomeação como arcebispo, há 13 anos, participa da festa na paróquia. O arcebispo participou, inclusive, da procissão que precedeu a missa.

Foram muitas as demonstrações de carinho pela Mãe Aparecida. Alegria para o padre José Amaro Neto, que cresceu no bairro do Ipsep, foi coroinha na matriz de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, tornou-se sacerdote e hoje é o pároco do lugar. A festa, portanto, faz parte de sua vida.

Mais cedo, pela manhã, dom Fernando celebrou na paróquia Nossa Senhora Aparecida em Vitória de Santo Antão. O bispo auxiliar, dom Limacêdo, presidiu missa no final da tarde, na paróquia Nossa Senhora Aparecida no bairro de Vila Rica, em Jaboatão dos Guararapes.

Pascom AOR