Motivado pelas condições sob as quais ocorreu a morte de uma detenta há quinze dias, o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, passou a manhã desta segunda-feira (10) percorrendo os pavilhões da Colônia Penal Feminina do Recife, no bairro do Engenho do Meio. Conhecida como Colônia Bom Pastor, a unidade prisional fica localizada no bairro do Engenho do Meio e tem cerca de 620 mulheres encarceradas. Outras 120 cumprem pena em prisão domiciliar.
Durante a visita, o arcebispo conversou com as detentas, ouviu seus problemas e anseios, sempre passando mensagem de coragem, fé e esperança. Conheceu a escola, a sala de espera (triagem), as celas de disciplina (castigo), as celas de gestantes e novas mães.
“Peço a Deus que o governo se sensibilize com a situação dessas mulheres, principalmente com as que estão em cela de castigo, onde a falta de ventilação provoca dificuldade de respirar, sob condições inconcebíveis para um ser humano”, disse o arcebispo após a visita.
O arcebispo conversou também com a gestora do presídio, Charisma Tomé, e com o secretário executivo de Ressocialização de Pernambuco, Cícero Rodrigues, sobre as condições de vida dentro do presídio. Foi direto ao expor suas impressões, apontando as necessidades de melhorias no tratamento às detentas: espaço, alimentação e celeridade nos processos.
Na visita, dom Fernando teve assessoria do coordenador arquidiocesano de pastorais, padre Josenildo Tavares, e dos integrantes da Pastoral Carcerária que acompanham as detentas semanalmente, levando palavras de alento e força por meio da evangelização. “A Pastoral cuida da alma mas está atenta também às necessidades do corpo, por isso promove campanhas de arrecadação de ítens de higiene como absorventes e creme dental”, comentou o coordenador arquidiocesano da Pastoral Carcerária, Lenilson Freitas.
A Colônia Penal Feminina do Recife vai intensificar, esse mês, os serviços de saúde oferecidos às reeducandas, promovendo o Outubro Rosa com palestras, exames citológicos e de detecção de HIV, ultrassonografias e atividades lúdicas sobre o tema.