Dom Fernando Saburido celebrou na manhã deste domingo (24/11) uma missa em honra a Nossa Senhora da Apresentação da Escada, no município de Escada, na mata sul de Pernambuco. A missa fez parte da programação da festa da padroeira do município, que é uma das maiores festas marianas de Pernambuco, reunindo milhares de fiéis para o novenário.

A missa lotou a matriz, que fica no alto do centro da cidade. Presidida por dom Fernando, a missa foi concelebrada pelo pároco, monsenhor Josivaldo Bezerra, que é também vigário episcopal do Vicariato Cabo; pelo vigário paroquial, padre Severino Lourenço; pelo antigo vigário, dom Aldo; e pelo pároco de Nossa Senhora do Desterro, padre Djanilson Pereira; com assistência do diácono Veridiano Quirino e do diácono Genival Cunha.  

“Mais de 80 voluntários trabalharam, desde 14 de novembro, para que a festa acontecesse com tanta organização e beleza”, comentou o vigário paroquial, padre Severino Lourenço. “A participação do povo nas missas e a forma como cantam o hino da padroeira mostram quão querida é Nossa Senhora nesta cidade, e seu protagonismo em suas vidas”, explicou.

Um dos momentos mais marcantes da celebração foi o ofertório, quando famílias, pastorais, movimentos, instituições e empresas levam cestas básicas para serem entregues aos mais necessitados, atendidos pela Igreja. São tantos os donativos que o ofertório se prolonga, acompanhado pelos olhares emocionados dos fiéis. Este ano, ao final da procissão de donativos, a pequena Ana Luna, de três anos, caracterizada de Nossa Senhora da Escada, arrancou aplausos dos que foram à missa, como o prefeito da cidade, Lucrécio Gomes, e a primeira-dama Edilene.

O arcebispo de Olinda e Recife foi a Escada para presidir a celebração, conciliando a viagem aos compromissos do final de semana. Dom Fernando participou do primeiro dia da visita pastoral à Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Boa Viagem, no sábado, e reservou o domingo para duas grandes festas: a de Escada e a de Vitória – esta última celebra a padroeira, Nossa Senhora do Livramento, nos 70 anos de fundação da Paróquia.

“Penso que é importante participar das celebrações dos padroeiros, pois são santos que inspiram os trabalhos das paróquias e das cidades, e sempre me esforço para participar desses momentos de participação popular organizando minha agenda para estar junto do povo”, comentou dom Fernando. “Essa festa em Escada é sempre muito bonita, eu me sinto acolhido e agradeço a Deus pela caminhada da Paróquia, que tem a preocupação de ser missionária e solidária com os mais pobres”, completou o arcebispo.

Às 15 horas, houve missa celebrada por dom Aldo e procissão pelas ruas da cidade.

Pascom AOR