Albertino Pereira da Cruz, Antônio Ferreira de Queiroz, Claudemir José de Albuquerque, Eduardo Silva Barbosa, Flávio Nunes Lima, Francisco Herilton da Silva, Luciano Barbosa da Silva e Ronaldo Ferreira dos Santos. Na tarde do dia dedicado a São José (19/03), patrono universal da Igreja, estes oito homens casados e pais de família foram ordenados diáconos permanentes para a Arquidiocese de Olinda e Recife. A ordenação aconteceu em Juçaral, distrito que pertence ao Cabo de Santo Agostinho, a 60 quilômetros da capital pernambucana. A ideia de ordenar os diáconos em Juçaral partiu do arcebispo, dom Fernando Saburido, que nasceu no lugar. “Eu lancei a proposta e todos aceitaram: no dia de São José, dentro da paróquia São José, para que mais pessoas pudessem conhecer Juçaral, uma terra de muitos fiéis onde existe um santuário arquidiocesano amplo e bonito, que tem atraído muitos romeiros”, explicou dom Fernando.

Antes da missa, os eleitos apresentaram suas esposas e filhos aos que estavam no santuário. Parte do povo acompanhou a celebração pelo telão instalado do lado de fora da igreja. No presbitério estavam o bispo auxiliar da Arquidiocese, dom Limacêdo Antonio; o vigário episcopal do Cabo de Santo Agostinho, monsenhor José Severino; o vigário episcopal de Jaboatão, monsenhor Josivaldo Bezerra e o pároco de São José de Juçaral, padre José Júnior, que é também reitor do santuário. Participaram ainda outros padres e diáconos, vindos das diversas regiões da Arquidiocese. Alguns formadores da Escola Diaconal São José e do Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese (IFTAOR) também estavam presentes, como o padre Josenildo Tavares e os diáconos Aerton Carvalho e Genival Cunha.

Os ritos da ordenação são semelhantes aos vividos pelos seminaristas em sua ordenação diaconal de caráter provisório, em vista da presbiteral: os candidatos respondem aos questionamentos de obediência ao arcebispo, ajoelham-se diante dele, prostram-se ao chão para rezar a ladainha de todos os santos, recebem de suas esposas a estola e a dalmática (vestimenta), vestem-se com a ajuda de padres/padrinhos, recebem os Evangelhos das mãos do bispo ordenante, o arcebispo impõe as mãos sobre a cabeça do candidato a diácono, os neo ordenados são abraçados pelo arcebispo e pelos diáconos veteranos presentes.

Os oito diáconos servirão em paróquias diferentes, auxiliando os sacerdotes no altar e o povo nas comunidades com a Palavra, liturgia e caridade. Os diáconos poderão ainda assistir casamentos, realizar batizados e exéquias. Conheça onde os diáconos irão exercer seu ministério diaconal:

Albertino Pereira da Cruz – território da Paróquia Santa Luzia, Cruz de Rebouças, em Igarassu;
Antônio Ferreira  de Queiroz – território da Paróquia Santo Antônio dos Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes;
Claudemir José de Albuquerque – território da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Jaguaribe, em Escada;
Eduardo Silva Barbosa – território da Paróquia Nossa Senhora da Apresentação da Escada, em Escada;
Flávio Nunes Lima – território da Paróquia Santa Isabel Rainha de Portugal, Centro, em Paulista;
Francisco Herilton da Silva – território da Paróquia do Santíssimo Sacramento, Boa Vista, em Recife;
Luciano Barbosa da Silva – terreno da Paróquia Cristo Rei, Cohab, no Cabo de Santo Agostinho;
Ronaldo Ferreira dos Santos – território da Paróquia Nossa Senhora do Monte, em Araçoiaba.

Pascom AOR