Dom Fernando Saburido participou, nesta quinta-feira (10), do último compromisso em sua terra natal, ainda à frente da Arquidiocese de Olinda e Recife: o lançamento da pedra fundamental de uma obra que deve mudar a vida de seus conterrâneos. Trata-se de um monumento a Nossa Senhora Aparecida, que será instalado em Juçaral, no Cabo de Santo Agostinho. Com mais de 40 metros de altura, a imagem ficará no alto da Pedra do Arroz, um monte localizado atrás do santuário de Nossa Senhora Aparecida, inaugurado em 2019.

Para dom Fernando, o monumento vai fomentar o turismo religioso na região, trazendo crescimento econômico para o distrito de Juçaral. “Certamente virá o desenvolvimento, virão mais oportunidades de trabalho para os moradores daqui, mais dignidade para as famílias, mas, sobretudo, essa obra vai trazer crescimento espiritual ao povo de Juçaral e a quem vier visita-la”.

O povo rendeu graças a Deus em uma missa celebrada no santuário. A celebração foi presidida por dom Fernando e concelebrada pelo vigário geral da Arquidiocese, padre Luciano Brito; pelo reitor do santuário, padre Cleydson; e pelo antigo reitor, padre José Júnior. Em sua homilia, dom Fernando reforçou o amor que tem pelo povo de sua terra e lembrou às autoridades presentes que, apesar de ter crescido, Juçaral precisa de uma infra-estrutura melhor para acolher os peregrinos e visitantes que vão chegar. “É hora de resolver o problema de abstecimento de água, de investir em espaços públicos de lazer, ajudar o povo a construir restaurantes, lanchonetes, pousadas e tudo que possa fazer deste lugar um regaço acolhedor, um bom lugar para o turismo religioso”.

O fundador da Comunidade Obra de Maria, Gilberto Barbosa, idealizador e grande defensor do projeto, contou uma pouco da história do projeto, das dificuldades enfrentadas com licenças e burocracias, da ajuda que a instalação da imagem gigante vai dar às famílias. “A Obra de Maria poderia instalar essa imagem em outro lugar, mas a beleza desse lugar, esse espetáculo da natureza de Juçaral, nos fez pensar que o lugar dela era aqui, e assim vai ser”, disse Gilberto.

Após a missa, o povo caminhou com o bispo até o local onde vão ser iniciadas as obras. Ali, com uma bênção, uma placa foi decerrada, na presença do prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém, que prometeu apoio para que tudo ocorra de forma rápida, diminuindo as burocracias e investindo os recursos municipais necessários ao distrito. “Eu acredito no futuro de Juçaral”, comentou.

Pascom AOR