Na tarde desta quarta-feira (14), o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, foi até o Convento da Imaculada Conceição, em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, palestrar sobre a Eucaristia para as freiras enclausuradas, em vista do XVIII Congresso Eucarístico Nacional. O arcebispo estava acompanhado pelo padre César Augusto, vice-chanceler da Cúria e reitor do Oratório de Santa Teresinha, do Derby, que frequenta o Convento para celebração de missas semanais e para uma formação quinzenal sobre a Eucaristia.

A comunidade religiosa, composta por 24 irmãs carmelitas descalças, recebeu o arcebispo com alegria no convento, conhecido como Carmelo de Camaragibe. As freiras enclausuradas dedicam-se a rezar pela Igreja e pela sociedade em geral, sob o carisma da contemplação, e embora o Carmelo seja um espaço exclusivo das irmãs, o arcebispo – por sua função e ministério – tem direito a entrar no recinto. “Dom Fernando sempre foi um amigo e faz visitas fraternas à nossa comunidade sempre que pode”, comentou a Ir. Maria Vitória da Cruz, madre que coordena o Convento. “Tê-lo entre nós é sempre uma grande graça”, disse a madre.

Na visita desta quarta-feira, o arcebispo rezou o Ofício das Vésperas com as irmãs, deu a bênção do Santíssimo e teve oportunidade para falar não somente sobre o tema do Congresso, mas sobre a programação desse momento tão importante para a Igreja. “Na verdade, ao mesmo tempo em que partilhei a beleza do Congresso com as carmelitas, pedi a elas que intercedessem pela sua realização, para que dê tudo certo, que seja frutuoso, porque este é o carisma das carmelitas por excelência – a oração – e sua ajuda é de grande valia para todos nós”, comentou dom Fernando.

Com espírito de pastor da Arquidiocese de Olinda e Recife e irmão das religiosas, dom Fernando jantou no Carmelo, conversou com as irmãs e comemorou, com elas, o aniversário da madre, Ir. Maria Vitória da Cruz, que completava 45 anos neste dia. “Foi um grande presente receber o arcebispo para, com ele, dar graças pelo dom da vida”, comentou a madre, que teve seu nome de religiosa inspirado na Festa da Exaltação da Santa Cruz, por ter nascido em 14 de setembro.

Pascom AOR