“A palavra do Senhor é verdadeira; ele é fiel em tudo o que faz.” (Salmos 33:4). O trecho dos Salmos em destaque retrata o compromisso selado entre o padre Reginaldo Manzotti e o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, há cinco anos, unindo esforços para a construção da primeira unidade da Fazenda da Esperança na capital pernambucana. O padre Reginaldo vem realizando no Recife o show Evangelizar é Preciso, em prol da construção da Fazenda da Esperança de Jaboatão. O desafio continua, pois apesar de ter sido inaugurada em março, a Fazenda da Esperança de Jaboatão ainda está em construção. Para reforçar o apelo à conclusão do empreendimento, na manhã da sexta-feira, 20/04 (9h), o arcebispo metropolitano receberá no canteiro de obras da Fazenda da Esperança de Jaboatão o padre Reginaldo Manzotti. No local, ambos os religiosos concederão entrevista coletiva à imprensa.
O padre Reginaldo Manzotti vem ao Recife para realizar o show V Evangelizar é Preciso, em prol da Fazenda da Esperança de Jaboatão, no sábado, 21/04, a partir do meio-dia, na praia do Pina. O evento é gratuito e as pessoas podem ajudar adquirindo a camiseta do evento, pelo valor de R$20,00. Sob a coordenação da comunidade católica Obra de Maria, a quinta edição do espetáculo traz em sua programação momentos de musicalidade religiosa, louvor, Adoração ao Santíssimo Sacramento e a celebração da Santa Missa, presidida pelo arcebispo Dom Fernando Saburido. É estimado para o evento um público de aproximadamente vinte mil pessoas.
As etapas que ainda faltam para concluir a obra da Fazenda da Esperança de Jaboatão são: uma capela, quadra esportiva, uma casa de acolhimento, acabamento do refeitório e instalações elétricas. Conforme relata o diácono Antão Marcelo, voluntário da arquidiocese, o orçamento estimado para a conclusão da obra é de R$ 1,2 milhão. Além de adquirir a camiseta do V Evangelizar é Preciso, há outras formas de apoiar a construção da Fazenda: doações de material de construção – areia, brita, tijolos e material elétrico (contato: 3271.4270) ou doações em dinheiro no Banco do Brasil, agência 2805-3, conta-corrente 132892-1, CNPJ 09756859/0001-08 (Arquidiocese Faz. Esperança).
Segundo o coordenador da Fazenda da Esperança, Edson André Ramos, a Fazenda da Esperança está com nove acolhidos fazendo o tratamento de reabilitação. São moradores do grande Recife, com faixa etária entre 18 e 40 anos de idade. Os acolhidos estão confeccionando terços e biscoitos para auxiliar no seu sustento e no processo de tratamento. Existe uma lista de espera com cerca de dez candidatos ao tratamento na Fazenda da Esperança de Jaboatão. Os procedimentos para se tornar um acolhido na unidade são: contactar a Fazenda, querer se tratar, redigir uma carta de próprio punho expressando esta vontade de mudar de vida, fazer exames de saúde e participar de entrevista (triagem). Rafael Antunes, que é responsável pela triagem, salienta que o envolvimento da família é fundamental para o êxito do tratamento dos acolhidos. O voluntário lembra que no dia do show do V Evangelizar é Preciso, uma equipe da Fazenda da Esperança de Jaboatão estará na orla do Pina para repassar informações sobre a comunidade terapêutica e a proposta de tratamento. Informações sobre a triagem: jaboataodosguararapes.m@fazenda.org.br
Serviço: Entrevista coletiva com Dom Fernando Saburido e padre Reginaldo Manzotti
Data: 20/04 (sexta-feira), às 9h
Local: Fazenda da Esperança de Jaboatão.
Endereço: Rua do Lazer, 306, Muribequinha, Jaboatão dos Guararapes, PE. (próximo ao Lote 56).
Telefone: (81)99887-0382 (Edson André – Coordenador da Fazenda da Esperança de Jaboatão).
(Pascom Arquidiocese/Fotos visita de 2017)