Seguindo uma tradição de mais de um século, a Igreja no hemisfério Sul celebra de 22 a 28 deste mês a Semana de Oração pela Unidade Cristã (Souc). O arcebispo de Olinda e Recife (PE) e presidente da Comissão Regional para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso, dom Fernando Saburido, convida todas as dioceses da CNBB Nordeste 2 a vivenciar essa experiência. Neste ano, as comunidades cristãs são chamadas a refletir o tema “Aprendei a fazer o bem, procurai a justiça”, trecho do livro do profeta Isaías (Is 1,17).

Em mensagem dirigida aos bispos, padres, religiosos e religiosas, diáconos, leigos e leigas, dom Saburido destaca que cada igreja cristã possui um “rosto próprio”, porém comungam da mesma fé e missão de testemunhar o reino de Deus. O arcebispo explica que trilhar o caminho da unidade com essas diversas realidades, ou seja o ecumenismo, “é essencial à nossa pastoral”.

“Como a unidade é, antes de tudo, dom de Deus, na base da busca do diálogo e da nossa abertura a outras igrejas e comunidades, precisamos orar nessa intenção. Por isso, a Semana de Orações pela Unidade é tão importante. Nenhuma paróquia ou comunidade deveria ignorá-la ou considerá-la como algo secundário”, afirma o religioso.

“No Brasil, embora o racismo seja mais disfarçado e se expresse sob a cobertura das imensas desigualdades sociais, ele é responsável por muitas injustiças. A unidade das igrejas cristãs não pode se construir sem reparar esse grave pecado. Neste ano, somos chamados a orar e trabalhar pela unidade das igrejas, ao mesmo tempo que meditamos e expressamos contra o racismo a profecia da igualdade e da dignidade de todos os filhos e filhas de Deus”, explica.

Celebração ecumênica
Morada de um dos fundadores da CNBB, ex-arcebispo de Olinda e Recife e um entusiasta do diálogo entre os cristãos, dom Helder Camara, a Igreja das Fronteiras, na área central da capital pernambucana, receberá no dia 24, às 18h, uma celebração ecumênica. Lideranças e fiéis das igrejas Católica Romana, Ortodoxa, Luterana, Anglicana e Aliança de Batistas rezarão juntas a liturgia, que será o marco da Semana de Oração pela Unidade Cristã na CNBB Nordeste 2.

“Proponho que iniciativa semelhante aconteça em todas as dioceses do nosso Regional Nordeste 2 da CNBB. Que em todas as paróquias e capelas, da Festa da Ascensão ao Domingo de Pentecostes, nas missas, se faça menção e se coloque a intenção da unidade dos cristãos. Em uma das noites, pode-se fazer uma oração especial pela unidade”, recomenda dom Saburido.

Oração para 2023

Deus, justo e compassivo, sopra em nós o Espírito da justiça e da consolação, para que nossos laços sejam fortalecidos para viver em comunhão contigo e com as pessoas.

Guia-nos com mão forte e amorosa pelos caminhos da vida. Que da tua companhia amiga, aprendamos a fazer o bem e a buscar relações justas e pacíficas.

Envolva-nos com tua graça para que tenhamos coragem para vencer as barreiras e a violência do racismo, dos preconceitos e dos pecados que geram divisões. Dá-nos a Tua ternura para que o nosso coração esteja aberto a acolher a beleza da diversidade de Tua criação.

Anima-nos para o encontro com as diferentes culturas, tradições religiosas, etnias, línguas e cores. Deus de amor e misericórdia, sopra em nós a vida que vence a morte. Ajuda-nos a ver nas outras pessoas a Tua face, para vencermos o racismo e os preconceitos.

Dá-nos a tua paz, hoje e sempre.

Amém.