Fiéis da Arquidiocese de Olinda e Recife acordaram com a notícia da renúncia de dom Fernando Saburido ao cargo de arcebispo. Em vídeo divulgado pelas redes sociais da Arquidiocese na manhã desta sexta-feira (10/06), dom Fernando explica que cumpre a determinação do cânon 401 do Código de Direito Canônico: “Roga-se ao Bispo diocesano, que tiver completado setenta e cinco anos de idade, que apresente a renúncia do ofício ao Sumo Pontífice, o qual providenciará depois de examinadas todas as circunstâncias”. Nascido no distrito de Juçaral, pertencente ao Cabo de Santo Agostinho, dom Fernando completa 75 anos hoje.

O papa Francisco vai receber a carta de renúncia do arcebispo e, nos próximos dias, iniciar o processo de escolha de seu sucessor. Como diz dom Fernando em seu pronunciamento, ele não sai imediatamente do cargo. “O santo padre precisa, primeiramente, aceitar a renúncia e depois tudo é encaminhado para a Nunciatura para que então comece o processo para a escolha do sucessor. Até lá, então, até a posse do sucessor, o bispo fica a serviço daquela Igreja particular, assumindo, continuando, portanto, a sua tarefa, a sua missão”, explicou.

Para celebrar a data de seu aniversário, dom Fernando presidirá missa em ação de graças por seus 75 anos, hoje, na Catedral do Santíssimo Salvador, às 19h30, no Alto da Sé, em Olinda. Clero, religiosos e o povo de Deus foram convidados a participar. Após a missa, haverá corte de bolo no terraço lateral da catedral. A Rádio Olinda (FM 105,3) transmite a missa ao vivo.

75 anos de vida

Dom Antônio Fernando Saburido é o 8º arcebispo metropolitano de Olinda e Recife e 32º bispo a ocupar o sólio olindense. Nasceu no Distrito de Juçaral, na cidade pernambucana do Cabo de Santo Agostinho, a 32 quilômetros do Recife, em 10 de junho de 1947. Em 1975, ingressou no Mosteiro de São Bento de Olinda. Em 21 de março de 1978, professou votos religiosos como membro da Ordem de São Bento (beneditinos), sendo ordenado sacerdote em 17 de dezembro de 1983. Foi pároco das Paróquias Nossa Senhora de Guadalupe (Guadalupe) e São Lucas (Ouro Preto), em Olinda.

Em 31 de maio de 2000, foi nomeado pelo papa João Paulo II bispo titular de Tartia Montana e auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, sendo ordenado no dia 20 de agosto de 2000. Em 18 de maio de 2005, foi nomeado bispo da diocese vacante de Sobral (CE), pelo papa Bento XVI. Eleito arcebispo de Olinda e Recife no dia 1º de julho de 2009, dom Fernando foi empossado no dia 16 de agosto do mesmo ano, ainda no pontificado de Bento XVI. São, portanto, 22 anos de ministério episcopal, dos quais mais de 12 como arcebispo de Olinda e Recife.

Pascom AOR

ASSISTA AO VÍDEO NO YOUTUBE:

OU LEIA A CARTA DE RENÚNCIA, NA ÍNTEGRA:

Arquidiocese de Olinda e Recife
Pernambuco – Brasil

Recife 10 de junho de 2022.

Papa Francisco,

Hoje rendo graças a Deus pelos meus 75 anos de vida. Em cumprimento ao que determina o cânon 401 do Código de Direito Canônico, apresento minha RENÚNCIA ao ofício de Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Olinda e Recife, minha amada Igreja de origem.

Chamado, durante o pontificado do então papa João Paulo ll, para o exercício do ministério episcopal aceitei, apesar de muito temor, mas confiando na graça de Deus. Em agosto do Ano Jubilar 2000 fui ordenado bispo, tendo sido nomeado, inicialmente, para a extinta Diocese de Tatia Montana e auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife. Em julho de 2005 tomei posse como Bispo Diocesano de Sobral, no Ceará, foram 4 anos de bênçãos em minha vida. Em agosto de 2009 retornei, como arcebispo, para a Arquidiocese de Olinda e Recife. Hoje, rendo graças a Deus por ter-me conduzido até aqui, apesar de minha indignidade. Tenho minha consciência em paz de que, nas três missões confiadas à minha pequenez, tudo fiz para dar o melhor de mim mesmo, buscando sempre priorizar a vontade de Deus e da Igreja.

Prestes a concluir a missão episcopal a mim confiada, peço vossa bênção para minha pessoa, todo o rebanho confiado aos meus cuidados pastorais ao longo desses quase 22 anos e para o XVIII Congresso Eucarístico Nacional que essa Igreja de Olinda e Recife terá a honra e alegria de sediar, em unidade com todo o nosso Regional Nordeste 2 da CNBB, em novembro próximo.

Fico no aguardo da aceitação de Vossa Santidade e nomeação do meu sucessor, que será recebido como “Bendito o que vem em nome do Senhor” (Sl 118,26).

Agradecido pela confiança e pedindo perdão por eventuais falhas cometidas, despeço-me fraternalmente

Dom Antônio Fernando Saburido, OSB
Arcebispo de Olinda e Recife