Nesta quinta-feira (22/07), o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, presidiu a sétima missa do novenário em honra a São Cristóvão no bairro da Imbiribeira, no Recife. A missa, transmitida pelas redes sociais, coincidiu com a festa de Santa Maria Madalena, a apóstola dos Apóstolos.

Em sua homilia, dom Fernando destacou um elo entre esses dois santos personagens: ambos nos apresentam Jesus. “Observem a imagem de São Cristóvão transportando o menino Jesus nos ombros. Assim como Maria Madalena, ele nos apresenta Jesus para transformar as nossas vidas, fazendo um itinerário espiritual de conversão, de mudança de vida e de acolhimento do Cristo ressuscitado”, comentou.

A paróquia de São Cristóvão, na Imbiribeira, é a única em Pernambuco dedicada a São Cristóvão. Há no estado outras igrejas, mas esta é a única matriz paroquial.

Por ter transportado o menino Jesus nos ombros para atravessar um rio, o santo é considerado Padroeiro dos transportadores e motoristas. Por isso, durante a missa, houve benção das chaves dos veículos dos fiéis, lembrando o tema da festa: “Dá-nos proteção na pandemia e bênção em nossos caminhos”.

O pároco, padre Nilton Santos, lembra que a paróquia é, na verdade, dedicada a São Sebastião e São Cristóvão. “Inicialmente, o nome era Paróquia de São Sebastião, mas a chegada do Sindicato dos Taxistas aqui no bairro influenciou na decisão de termos como co-padroeiro o nosso querido São Cristóvão”, explicou o padre, “e essa devoção vem crescendo a cada ano em nossa comunidade”.

O encerramento da festa de São Cristóvão será no dia 25 de julho, com taxistas e motoristas acompanhando o andor com a imagem do santo numa grande carreata. Por sua beleza, o evento faz parte do calendário cultural da cidade do Recife.

Pascom AOR