Religiosas da Instrução Cristã de todo o Brasil participaram, no último sábado (25), às 17h30, da missa em ação de graças pelos duzentos anos de fundação de seu Instituto. O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, presidiu a missa no ginásio do Colégio Damas, administrado pelas religiosas, e que fica localizado na zona norte do Recife.

Repleto de educadores, alunos e ex-alunos da Rede Damas de Educação, o ginásio recebeu, além de dom Fernando, o bispo auxiliar de Olinda e Recife dom Limacêdo Antônio; o vigário geral dom Luís Pepeu, que é bispo emérito de Vitória da Conquista; da Diocese de Nazaré estavam o bispo dom Francisco Lucena e o emérito dom Severino de França. Concelebraram ainda o bispo emérito de Caruaru, dom Bernardino Marchió; o emérito de Palmares, dom Genival Saraiva; e o emérito melquita dom Fares Makaron.

A celebração marcou o bicentenário como verdadeira festa para a Igreja, que é abençoada pelo trabalho das religiosas, conhecidas Damas Cristãs. “Não há como negar que o carisma das Damas Cristãs é referência na educação tradicional, nas escolas particulares, mas aqui quero lembrar o belo, importante e comovente trabalho dessas mesmas irmãs nas comunidades mais carentes da região metropolitana. Louvo a Deus por este carisma e pelas vocações que continuam confirmando e fortalecendo o papel da Igreja no mundo”, disse dom Fernando, durante a homilia.

Em 25 de março de 1823, na Bélgica, a madre Agathe Verhelle iniciou a missão, que tem carisma na educação dos jovens. As Damas Cristãs chegaram ao Brasil em 1896, estabelecendo-se em Olinda, de onde se transferiram para Recife. De lá para cá, muita coisa foi feita por essas mulheres que abraçaram um carisma desafiador: sacrificar-se pela juventude, revelando a face atual do Cristo Educador. Perguntada sobre a opção pelo carisma na decisão de consagrar sua vida a Deus, a Ir. Cleonice dos Santos, que exerce a função de Provincial do Brasil, revelou que foi uma decisão acertada. “Sou feliz pela missão, pelo olhar aberto ao outro, pela entrega sempre alegre aos jovens”, disse. “Partilhar este momento com tantas irmãs é graça de Deus, pois são 200 anos pensados por Ele, através da coragem e ousadia da madre Aghate, para o bem do mundo”.

Na celebração do bicentenário, as religiosas da Instrução Cristã renovaram os votos de obediência, pobreza e castidade de sua consagração. Uma leiga fez seus primeiros votos e outras dezenas de leigas renovaram seu compromisso de dar testemunho de Cristo e colaborar com a vida eclesial. Tudo acompanhado por ex-alunos como o prefeito do Recife, João Campos, o deputado federal Pedro Campos e a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, que estudaram no Colégio Damas, no Recife, e que fizeram questão de participar da celebração histórica.

O empresário Bruno Barreto, de 36 anos, foi também educado pelas Damas Cristãs. O ex-aluno lembra com carinho da atenção dada pelas religiosas em cada fase de sua vida. “Estudei aqui desde pequeno até a universidade e sei que a educação ética, moral, tradicional e cristã que recebi das irmãs fez diferença na minha vida, ajudando na minha formação como cidadão que colabora para um país melhor”, declarou.

“Alegrar-se e fazer o Bem” foi o tema da festa. Um tema atual e para o futuro. Com o coração de criança, sempre aberto ao Cristo Educador, o pequeno Guilherme Henrique Ribeiro Calado, de 5 anos, aluno do Infantil 4 no Recife, afirma que gosta das irmãs “porque elas sempre visitam a gente na sala de aula e dão muitos amigos bons pra gente”. A frase simples pode ser interpretada como a vivência do carisma agatheano: apresentar, nas salas de aula, um Cristo Educador, amigo dos jovens.

As Religiosas da Instrução Cristã estão distribuídas em três continentes (Europa, América e África), atuando em escolas, faculdades, centros sociais e comunidades de imersão.

Pascom AOR