A devoção ao Frei Damião de Bozzano, frei capuchinho italiano que durante 66 anos peregrinou por diversas cidades do Nordeste Brasileiro levando a evangelização, com as chamadas santas missões, ganhou um reforço a mais, nesta semana. A 20° da festa de Frei Damião de Bozzano no Recife teve início na noite da quinta-feira, 24 de maio, na matriz paroquial de Nossa Senhora do Rosário, no Pina, zona Sul, com celebração eucarística presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. Concelebraram com o metropolita o bispo da diocese de Salgueiro, dom Magnus Henrique Lopes, o Provincial Capuchinho da Província de Nossa Senhora da Penha, frei Franklin Diniz, frei Francisco, frei José Nunes, frei Jociel Gomes e o pároco da paróquia de Nossa Senhora do Rosário, frei William Almeida.
Centenas de devotos participaram da celebração e a comunidade capuchinha estava presente, em memória a Frei Damião de Bozzano, falecido no ano de 1997. Devido a sua dedicação ao sacramento da reconciliação – o frade capuchinho passava horas seguidas escutando o povo de Deus – e aos inúmeros aconselhamentos e sermões que transmitia aos fiéis, o frei Damião tornou-se bastante respeitado no Nordeste, tanto nas metrópoles como nas cidades do interior. Popularmente conhecido como “o Apóstolo do Nordeste”, algum tempo após a sua morte, a Arquidiocese de Olinda e Recife abriu em 2013 o pedido de canonização do frei.
Durante a sua homilia, dom Fernando destacou as virtudes de Frei Damião que tanto faziam-no especial, como o empenhos nas Santas Missões e a escuta aos fiéis. Ao término da Missa, o frei Tiago avisou à assembleia que a comunidade capuchinha mantém os preparativos para receber e acolher os romeiros, como é de costume durante a festa anual no convento do Recife. Tal aviso se deu devido aos protestos dos caminhoneiros em todo o país, especialmente nas rodovias e BR’s, bloqueando as estradas. Após a Santa Missa, os confrades capuchinhos seguiram com a procissão do Santíssimo Sacramento pelas ruas do Pina, em direção ao Convento de São Félix de Cantalice.
(Pascom Arquidiocese)