A 58ª Assembleia Regional de Pastoral, realizada este ano nos dias 26 a 28 de setembro, teve como tema: “Diocesaneidade: ser igreja a partir da igreja local”. Durante os dias do encontro, aproximadamente 150 pessoas, entre clérigos, religiosos, religiosas, leigos e leigas dos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, discutiram como promover a valorização da igreja local como um espaço onde podemos concretamente viver a experiência de “ser igreja”.

Para o coordenador arquidiocesano de pastoral, Padre Charles Araújo, o tema da diocesaneidade vai ser amplamente divulgado e vivido no ano de 2024.

Escute o áudio. Compartilhe.

Seis pontos foram destacados no texto final, nos quais foram definidos os objetivos, ações e estratégias, além da Palavra inspiradora e citações do magistério da igreja. Esses pontos são os seguintes:

1- Consciência e valor da diocesaneidade

Objetivo: Despertar nossas igrejas locais por meio da formação do “senso” de pertença.

Ações: Conhecer a história da diocese, formar agentes para a experiência de diocesaneidade e celebrar o “dia da diocesaneidade”.

Estratégias: Promover momentos de formação, incluir a formação no seminário sobre diocesaneidade e dedicar o ano de 2024 para o aprofundamento do tema.

2- Diocesaneidade e Sinodalidade

Objetivo: Impregnar a realidade de nossas igrejas locais com o dinamismo sinodal.

Ações: Fortalecer os organismos para um verdadeiro exercício de sinodalidade.

3- Diocesaneidade e sujeitos eclesiais

Objetivo: Promover a inserção, o compromisso e a comunhão de todos os “sujeitos eclesiais” (ministros ordenados, vida consagrada e cristãos leigos e leigas).

4- Diocesaneidade e movimentos eclesiais e novas comunidades

Objetivo: Acolher, inserir e integrar os movimentos eclesiais e novas comunidades, formando-os para o compromisso com a diocese.

Ações: Organizar e integrar os movimentos eclesiais e as novas comunidades à Ação Evangelizadora Diocesana.

5- Diocesaneidade e universalidade da Igreja

Objetivo: Trabalhar a partir da consciência da catolicidade eclesial nos processos pastorais das igrejas locais e nas demandas da missão evangelizadora da igreja universal.

Ações: Conhecer os documentos do magistério eclesial, harmonizar as demandas pastorais das igrejas locais com as da igreja universal e despertar os fiéis para o sentido da catolicidade.

Estratégias: Proporcionar a formação a partir das bases, discernir com criatividade as iniciativas propostas pela igreja universal, levando em conta a realidade da diocese, e promover ações que manifestem o compromisso com a igreja universal, como estudar as constituições do Concílio Vaticano II.

6- Diocesaneidade e sustentabilidade

Objetivo: Despertar a necessidade do cuidado com a sustentabilidade econômica de nossas igrejas particulares.

Ações: Educar os responsáveis pela administração e os agentes de pastoral para corresponsabilidade e a partilha dos recursos materiais, proporcionar momentos de estudo sobre o assunto, fomentar em nossas igrejas particulares a cultura do cuidado e da sustentabilidade.

Estratégias: Compilar e publicar um diretório com orientações claras e práticas sobre os vários aspectos que envolvem a questão da gestão na igreja.

A ideia é trabalhar o tema da diocesaneidade ao longo do ano de 2024 em todos os âmbitos da arquidiocese, por meio de formações, estudos, troca de experiências e ações concretas.

“Cada diocese é plena e totalmente a igreja de Cristo, porque numa diocese nós temos todos os elementos da igreja universal. Então, a igreja local, arquidiocese de Olinda e Recife, possui todos os elementos constitutivos da igreja de Nosso Senhor: Palavra de Deus, os sacramentos, a ética cristã, a oração, o bispo, os outros tantos ministérios e serviços, o compromisso do laicato que, pelo batismo, vivencia sua fé cotidianamente. Assim, todas as notas constitutivas da igreja una, santa, católica e apostólica são encontradas no ambiente eclesial de uma diocese, de uma igreja local. Não é um pedaço da igreja, é a igreja plena e totalmente”, explica dom Paulo Jackson

dom paulo jackson