Dom Fernando Saburido fará pedido de investigação à Comissão da Verdade

No dia em que a Igreja Católica celebrou o Pentecostes, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, anunciou que vai encaminhar à Comissão da Verdade o pedido de investigação do assassinato do padre pernambucano Antônio Henrique Pereira Neto, torturado e morto com três tiros na cabeça em 26 de maio de 1969. O padre, que foi um dos maiores símbolos na luta contra a ditadura militar no estado e companheiro de dom Helder Câmara na evangelização de jovens, teria recebido diversas ameaças do Comando de Caça aos Comunistas (CCC) antes do crime por sua visão crítica e ideias consideradas progressistas. A Comissão da Verdade vai apurar violações aos direitos humanos cometidas entre 1946 e 1988. “Até hoje o episódio não foi esclarecido”, disse o arcebispo.

Em meio aos ventos que remetem à ditadura, dom Fernando também anunciou outro ato simbólico. No próximo dia 27 de agosto, mesma data da morte de dom Helder, a arquidiocese fará uma homenagem póstuma ao padre Henrique com o translado de seus restos mortais do Cemitério da Várzea para a Catedral da Sé, em Olinda, onde ficará ao lado do seu mentor religioso, dom Helder Câmara. “Os restos mortais de dom Helder ficarão entre os de dom José Lamartine Soares, seu bispo auxiliar, e de padre Henrique, na capela do lado direito da catedral”, explicou dom Fernando. O projeto está sendo preparado pelo arquiteto Zildo Caldas. No mesmo dia, a família de padre Henrique lança um livro sobre o religioso, iniciado pela mãe dele, já morta.

Padre Henrique coordenou a Pastoral da Juventude por determinação do próprio dom Helder e ficou conhecido por buscar o diálogo para resolver os chamados conflitos de geração que afastavam os jovens de suas famílias e buscava conscientizá-los para exercerem seu papel de cidadão, afastando-os das drogas. Seu sepultamento reuniu 20 mil pessoas.

Reportagem: Marcionila Teixeira
Foto: Edvaldo Rodrigues