Uma manhã de eleição entre os diáconos permanentes da Arquidiocese de Olinda em Recife. O encontro aconteceu no último sábado, dia 04 de dezembro, na cúria metropolitana. Foi eleito o presidente, Aerton Carvalho, e escolhidos o vice-presidente, Roni Amorim, o secretário Ivanildo Leandro e o tesoureiro Gerinaldo Bezerra.

A eleição é realizada a cada dois anos. O novo presidente tem a missão de acompanhar e apoiar os trabalhos pastorais dos diáconos. Ao todo, são quarenta e oito diáconos na arquidiocese. A assembleia eletiva contou com a participação de trinta e quatro.

O diácono permanente tem o desafio de exercer o ministério oficial pela sua ordenação. Deve manifestar, perante o mundo, a dimensão de alguém que toma conta da família. Ele exerce a dupla dimensão do sacramentalidade, o matrimônio e ministério ordenado.

Este também foi o momento de confirmação do local de pastoral onde cada diácono irá trabalhar, a partir do ano que vem. Na arquidiocese, noventa padres serão remanejados para novas paróquias e comunidades.  Assim também, alguns diáconos permanecem e outros mudam o seu local de pastoral.

Ao final da assembleia, a nova diretoria foi apresentada ao arcebispo. Dom Fernando Saburido escolheu, entre três nomes votados, quem seria o delegado episcopal responsável pelos diáconos. O padre Josenildo Tavares continua por mais dois anos nesta função. Em seguida, dom Fernando acolheu a nova diretoria e a direcionou para a nova missão.