A Igreja Católica celebra, no próximo dia 19 de março, o pai adotivo de Jesus: São José, castíssimo esposo de Maria. Dentre os títulos do santo homem que educou Jesus, estão os de Patrono Universal da Igreja e Protetor das Famílias, pelo exemplo de acolhimento e proteção à Família de Nazaré. Na Arquidiocese de Olinda e Recife, o Dia de São José está na pauta das igrejas e das famílias católicas – desde os pequenos distritos às históricas e festejadas Olinda e Recife, na faixa litorânea do estado.

Apesar de toda a Igreja celebrar São José no dia 19, algumas paróquias festejam o santo por um período maior, com trezenas (13 dias), novenas (9 dias) ou tríduos (3 dias). São José será, assim, celebrado na Arquidiocese com maior destaque nas seis paróquias que receberam seu nome: as paróquias de São José em Olinda (Casa Caiada), Abreu e Lima (centro), Recife (centro antigo), Cabo de Santo Agostinho (na Vila Social e no distrito de Juçaral) e em Amaraji (centro). Em todas as missas serão cobrados uso de máscara, distanciamento e higienização das mãos com álcool (ver programação abaixo).

Além disso, a data festiva foi escolhida para a ordenação de oito diáconos permanentes para a Arquidiocese: em Juçaral, às 16 horas, durante a missa de São José, o arcebispo dom Fernando Saburido vai ordenar os concluintes do curso do Instituto de Filosofia e Teologia (IFTAOR) e de formação para o Diaconato. Pela imposição das mãos e oração consecratória do arcebispo, serão ordenados Albertino Pereira da Cruz, Antônio Ferreira de Queiroz, Claudemir José de Albuquerque, Eduardo Silva Barbosa, Flávio Nunes Lima, Francisco Herilton da Silva, Luciano Barbosa da Silva e Ronaldo Ferreira dos Santos. Casados, os oito serão ordenados “diáconos permanentes” para servir à Igreja, auxiliando os padres no altar, proclamando o Evangelho nas missas ou proclamando a Palavra nas celebrações onde o padre não se pode fazer presente. Os diáconos, ordenados, poderão ainda realizar batizados, assistir casamentos e rezar as exéquias em velórios e sepultamentos.

Santa Tereza D’Ávila dizia que “quem não achar mestre que lhe ensine a orar, tome São José por mestre e não errará o caminho”. Esse é também o sentimento do arcebispo, que pede licença para citar São José como outro grande homem “nascido de mulher”, expressão que Jesus usou para falar sobre São João Batista. “São José é exemplo de escuta de Deus e isso nos falta muito: ouvir o que Deus tem a falar ao nosso coração, parar para escutá-lo, rezar, ter essa experiência de proximidade com Deus… e atender, obedecer a sua voz”, disse dom Fernando Saburido.

Outra face de São José é abraçada neste dia 19 de março: como provedor da Sagrada Família, o santo abençoa as plantações para que a colheita seja favorável ao sustento das famílias. Na região Nordeste, principalmente, os agricultores plantam milho no Dia de São José – e se chover neste dia, segundo eles, a colheita será boa.

Dom Fernando Saburido participa de muitas missas em honra a São José durante a semana. No dia 19, vai celebrar em sua terra natal, Juçaral, área rural do Cabo de Santo Agostinho. Veja abaixo a programação das celebrações nas paróquias dedicadas ao santo.

Festa de São José

Paróquia São José em Olinda (Casa Caiada)
De 10 a 19 de março – Novena às 18 horas e Missas às 19h30
Em comunhão com o Congresso Eucarístico Nacional de 2022, a paróquia escolheu o seguinte tema para a festa: “Ide a São José, provedor do pão terrestre, e encontrarás Jesus Cristo, o pão celeste”.

Paróquia São José em Abreu e Lima (centro)
10 a 19 de março – Novena às 18 horas e Missas às 19 horas.
Os fiéis celebram a 137ª Festa de São José e os 57 de instalação canônica da paróquia, realizada à época pelo arcebispo (hoje Servo de Deus) dom Helder Camara.
No dia 19 haverá duas missas: às 10h (celebração presidida pelo padre Osvaldo de Freitas Lopes, vigário episcopal do Vicariato Paulista) e às 17h (celebração presidida por Dom Bernardino Marchió, bispo emérito da Diocese de Caruaru). Após a missa, haverá carreta com a imagem de São José percorrendo algumas ruas da cidade.

Paróquia São José em Recife (centro antigo)
Dia 19 – Missas às 08h, 12h e 16h
Como a igreja matriz de São José está sendo recuperada e restaurada, fechada ao público, as missas acontecem na igreja da Celestial Confraria da Santíssima Trindade, na Av. Dantas Barreto, 1239, bairro de São José.

Paróquia São José Operário no Cabo de Santo Agostinho (Vila Social)
Dia 19 – Missa às 19h na igreja matriz em Vila Social.
Durante a missa de São José, será lançada a Festa de São José Operário, que neste ano (2022) acontecerá de 21 de abril a 1º de maio, com programação religiosa e cultural, além de passeio ciclístico e corrida pela cidade do Cabo.

Paróquia São José no Cabo de Santo Agostinho (Juçaral)
Dia 19 – Procissão às 15h e Missa às 16 horas
Durante a missa de São José, celebrada pelo arcebispo, serão ordenados oito diáconos permanentes para a Igreja de Olinda e Recife. São homens casados que ajudarão os sacerdotes em seu ministério no altar. Sendo permanentes, não receberão o 2° grau da Ordem, diferente dos seminaristas que são ordenados diáconos transitórios e depois são ordenados padres.

Paróquia São José da Boa Esperança em Amaraji
De 10 a 19 – missas às 19 horas.
No dia 19, haverá missa às 10h, presidida pelo padre Marcelo Júnior, e missa às 16h, presidida pelo padre Felipe Luz. Uma procissão sai às 17h com a imagem de São José da Boa Esperança pelas ruas da cidade; e às 18h30 será dada a bênção do Santíssimo Sacramento no átrio da Igreja Matriz.

Pascom AOR