PASCOM AOR COM INFORMAÇÕES A12.COM

Santa-Rita-de-CassiaNesta sexta-feira, 22, a Igreja celebra a memória litúrgica de Santa Rita de Cássia. Na capela dedicada à “santa das causas impossíveis” no bairro de São José, centro do Recife, os devotos poderão participar de procissão e Missas ao longo do dia. A primeira celebração marcada para às 7h30 terá pela primeira vez a presidência do bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Antônio Tourinho.

A procissão com a imagem está marcada para às 6h30. Os fiéis percorreram algumas ruas do bairro. As missas serão celebradas às 7h30, 10h, 13h e 16h.  Mais informações pelo telefone (81) 3224-5511.

 

História

Rita nasceu no ano de 1381, na cidade de Cássia. Na infância, manifestou sua vocação religiosa, mas para atender aos desejos de seus pais já idosos, Rita casou-se com um homem de nome Paulo Ferdinando. Seu marido tornou-se violento e agressivo. A tudo ela suportava com paciência e oração. A penitência e a abnegação de Rita conseguiriam convertê-lo aos preceitos de amor a Cristo. Entretanto, suas atitudes passadas deixaram um rastro de inimizades, que culminaram com seu assassinato, trazendo grande dor e sofrimento ao coração de Rita.

Dedicou-se então aos dois filhos ainda pequenos que, na adolescência, descobriram a verdadeira causa da morte do pai e resolveram vingá-lo quando crescessem. Rita pediu a interferência de Deus, para tirar tal ideia da cabeça dos filhos. Se isso não fosse possível, que Deus os levasse para junto Dele. Em menos de um ano, os dois filhos de Rita morreram, sem concretizarem a vingança. Rita ficou sozinha no mundo e decidiu dar um novo rumo à sua vida. Determinada, resolveu seguir a vocação revelada ainda na infância: tornar-se monja agostiniana.

Ela se entregou completamente a uma vida de orações e penitências, com humildade e obediência total às regras agostinianas. Sua fé era tão intensa que na sua testa apareceu um espinho da coroa de Cristo, estigma que a acompanhou durante catorze anos. Rita morreu no ano de 1457, aos setenta e seis anos, em Cássia. Sua fama de santidade atravessou os muros do convento e muitos milagres foram atribuídos à sua intercessão. Os fiéis a consideram a “Santa das Causas Impossíveis”.

 

PROCISSÃO:
6h30.

MISSAS:
7h30, 10h, 13h e 16h.

Igreja de Santa Rita de Cássia
Rua Santa Rita, 195 – São José Recife – PE
Fone: (81) 3224-5511