A cidade de Olinda vive a festa do seu padroeiro, o Santíssimo Salvador do Mundo, também titular da catedral metropolitana. O bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antonio, foi até a igreja catedral nesta quarta-feira (04 de agosto), para prestigiar o ato solene realizado pela Câmara Municipal que concedeu ao cura da catedral, monsenhor José Albérico Bezerra, o título de cidadão olindense. O monsenhor nasceu na Vila de Perpétuo Socorro, município de Alagoinha, no Agreste pernambucano, e veio estudar em Olinda para se formar sacerdote. Foi ordenado na Arquidiocese de Olinda e Recife pelo saudoso dom Helder Camara.

“Participar dessa solenidade alegra meu coração, pois vejo em todas as pessoas aqui presentes o reconhecimento da doação do monsenhor à cidade e aos olindenses”, disse dom Limacêdo. “É um homem, de fato, do coração de Jesus, e desejamos que ele continue sendo esse sacerdote que, nas intempéries da vida, anuncia a esperança, o amor, a alegria, a justiça e a paz”, completou o bispo.

Amigos e paroquianos do homenageado também estiveram presentes. O autor do projeto que concedeu o título ao monsenhor, vereador Vlademir Labanca, participou da solenidade e revelou que o sacerdote tinha todos os requisitos legais para ser honrado com o decreto legislativo. “Ele nasceu em Alagoinha mas veio residir em Olinda nos anos 70, para estudar e servir como sacerdote, fazendo muito pelas pessoas da cidade, até hoje”, disse o vereador.

Apesar de não morar mais em Olinda, é no município onde exerce seu ministério com dedicação: foi, por muitos anos, o vigário episcopal do Vicariato Olinda e continua sendo o cura da catedral, igreja-mãe da Arquidiocese, localizada no Alto da Sé.

O novo cidadão olindense teve muito a celebrar neste 4 de agosto: além do título, era o Dia do Padre, e dia em que completava 37 anos de ordenação sacerdotal. “É com alegria que recebo esse título, pois um pedaço da minha história está em Olinda”, disse o monsenhor Albérico. “É o reconhecimento daquilo que tenho sempre feito: amado Olinda e seu povo”, concluiu.

Após o ato solene, o monsenhor Albérico presidiu o 2º dia do Tríduo Festivo em honra do Santíssimo Salvador.

Pascom AOR