A Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), durante a 50ª Assembleia Geral, que aconteceu no mês passado, em Aparecida (SP), se reuniu com os bispos referenciais dos Regionais para socializar sua caminhada desde 2011 e apresentar seus projetos no 21º Plano de Pastoral.

Antes dessa reunião, a Pastoral da Educação acolheu seu novo membro, dom Júlio Endi Akamine, bispo auxiliar de São Paulo. Além de dom Júlio, participaram da reunião dom Gregório Paixão (Pastoral da Cultura) e dom Tarcísio Scaramussa (Setor Universidades e Setor Ensino Religioso), além dos respectivos assessores.

O presidente da Comissão, dom Joaquim Giovani Mol, bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG), dirigindo-se aos bispos referencias ressaltou a importância das Pastorais funcionarem nos Regionais e dioceses. “As realidades de cada um são diversificadas, mas queremos investir para que cada Regional tenha um bom número de dioceses que se ocupe deste âmbito da cultura e da educação. Nossa Comissão é de fronteira, que nos coloca em diálogo com a sociedade e com o mundo, desafiando-nos. Se queremos estabelecer esse diálogo, precisamos juntos pensarmos em nosso papel como Igreja no mundo da cultura e da educação”, disse.

A Comissão tanto na educação como na cultura atinge universos muito amplos, dependendo dos âmbitos que se escolham para a reflexão. Assim, por exemplo, a educação pode ser considerada como educação formal, educação confessional, educação da sociedade. Por este motivo afirma o assessor de educação, professor Cesar Leandro, que “o enfoque da Pastoral da Educação é dinamizar os Regionais para conhecer, congregar e agregar, dando continuidade ao Encontro Nacional para ouvir as necessidades mais urgentes, entre elas a de dar atenção aos educadores da rede pública e à mobilização social pela educação, reunindo as forças religiosas que têm maior capilaridade para esse esforço”.

Projetos

Entre os projetos apresentados pela Comissão foram destacados, na área da cultura, o projeto de Formação de Agentes da Pastoral da Cultura, destinado àqueles que, nas Igrejas particulares, se empenham no diálogo da Igreja com as expressões da cultura local; O projeto Responsabilidade Social Empresarial, em parceria com a Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato e a Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE), que deverá oferecer nos próximos anos formação de empresários cristãos segundo a Doutrina Social da Igreja. Os dois presidentes das Comissões Episcopais e assessores se reuniram durante a Assembleia com os dirigentes da ADCE para encaminhar as linhas de ação deste projeto; O projeto Arte e Artistas, que está sendo desenvolvido com mesmo espírito de diálogo com categorias específicas; e os projetos Fórum Brasileiro de Cultura e Colóquios de Fé e Cultura.

Na área da educação foi confirmada a realização de um Encontro Nacional, em Porto Alegre (RS) nos dias 1º e 2 de setembro e o Encontro de Professores da Rede Pública.

Na área de ensino superior, o Setor Universidades, continua os seus esforços de abrir espaço com a juventude universitária para que exerça seu protagonismo e comprometimento social. Este ano realizará o 2º Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos (EBRUC), em Curitiba (PR), nos dias 12 a 14 de outubro, e o encontro das Linhas Gerais da Ação Evangelizadora no Meio Universitário, nos dias 22 a 24 de junho, em Belo Horizonte, para dar continuidade ao texto que unifica a pastoral universitária no Brasil.

Congresso Mundial

Dom Joaquim Giovanni Mol falou aos bispos presentes na 50ª Assembleia Geral sobre o Congresso Mundial de Universidades Católicas que acontecerá na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), nos dias 18 a 21 de julho de 2013, e do evento especifico que a Comissão desenvolverá durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), reunindo professores, alunos e reitores de Universidades de todo o mundo.

A Comissão pretende realizar ainda em este ano uma reunião com todos os bispos referencias dos 17 Regionais da CNBB, nos dias 23 e 24 de outubro, nas Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília (DF), com o intuito de refletir juntos sobre a identidade e missão das pastorais que formam parte da Comissão. O tema do encontro será “O que é a pastoral da educação da cultura e da universidade, questões fundamentais, desafios, e passos a dar nos Regionais e dioceses”.