O Santuário de Aparecida vai receber neste sábado, 30 de setembro, grupos da Infância e Adolescência Missionária de todo o Brasil. A peregrinação da IAM celebra os 180 anos da Obra, que busca fortalecer entre as crianças o espírito missionário de colaboração com as crianças do mundo todo.

A secretaria nacional prevê a participação de mais de 3 mil peregrinos, que se deslocam de quase todos os estados do Brasil até Aparecida, em São Paulo. A participação neste evento acontece de forma espontânea, a partir da realidade e da forma de organização de cada grupo. No dia 30, às 9h, haverá a missa no Santuário, transmitida para todo o País através da TV Aparecida.

Buscando preparar os grupos para viver este momento celebrativo, foram realizados encontros e todas as dioceses receberam uma vela, símbolo escolhido para ser sinal que faça memória desta história construída junto às crianças e adolescentes que vivem a missão. O encerramento se dará em nível nacional na Peregrinação da IAM ao Santuário Nacional de Aparecida (SP), no próximo dia 30 de setembro.

Santuário de Aparecida

Peregrinação da IAM na Igreja local

A Diocese de Santa Luzia, na Cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, possui atualmente mais de 80 grupos de crianças e adolescentes na obra Pontifícia da IAM. Esses grupos estão inseridos em nossas 40 paróquias e 56 municípios.

Segundo o seminarista Edson Danilo, coordenador da IAM na Diocese, a peregrinação é muito mais do que uma simples vela que é levada em caminhada entre as pessoas. “A vela é sinônimo de vida testemunhada e doada.  A cada encontro, nossos pequenos eram impactados de alguma forma com a ideia de que aquele momento não era somente particular, local deles, mas que naquele mesmo momento vários outros grupos estavam vivenciando aquela mesma oração e desejo de agradecer a Deus por todos esses anos de evangelização. Da mesma forma, é importante destacar a busca por gerar dignidade de vida a cada criança e adolescente por meio do seu protagonismo, que buscam entender a si mesmas e ao mundo a sua volta”, destacou o coordenador.

Poliana Lima, assessora da IAM da Paróquia de São Sebastião, em Caraúbas (RN), lembra a sua história de transformação a partir do envolvimento com a IAM. “Quando fui chamada para fazer parte da IAM, não imaginava que o trabalho realizado fosse tão lindo como é, me encantei pela obra. Formamos o grupo de assessores, onde fiz várias amizades, em seguida buscamos as crianças e iniciamos os encontros. A IAM aproximou minha família de Deus e hoje fazemos parte de várias atividades da Igreja. Meu filho também faz parte da IAM e com muito amor fala de Jesus para outras crianças. Sou muito feliz, realizada e grata. A peregrinação foi um dos momentos mais lindos de minha caminhada, ver as crianças rezando, partilhando a palavra e com o desejo de ir ao encontro das outras crianças, encheu meu coração de orgulho e de alegria”, finalizou a assessora.

Confira a programação da Peregrinação da IAM no Santuário de Aparecida
7h – Acolhida dos Peregrinos no Santuário