Catequistas de todo o Nordeste participaram, de 21 a 23 de julho, do 4º Nordestão de Catequese, em Teresina-PI. O evento, promovido pelas Comissões Bíblico-Catequéticas dos Regionais do Nordeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), teve como tema ‘Catequese a serviço da iniciação à vida cristã numa igreja sinodal’ e lema ‘Lançai vossas redes para a pesca’ (Lc 5,4).

Em seu discurso na abertura das solenidades, o arcebispo de Teresina, dom Juarez Marques, destacou que a missão de evangelizar exige convicção de fé, e que esta convicção só é possível através de uma catequese de orientação catecumenal a serviço da IVC: “Precisamos nos inspirar nos exemplos e nas experiências das primeiras comunidades cristãs e voltar a beber da fonte original que é Cristo. Ele nos oferece um novo horizonte e novas perspectivas e nos convida a lançar as redes para águas mais profundas, fazendo de nós pescadores de homens”, disse.

Além de catequistas, estiveram presentes bispos, padres, religiosos e religiosas, seminaristas e leigos e leigas. O encontro aconteceu no Centro de Formação da Federação dos Trabalhadores em Agricultura do Piauí (Fetag-PI) e contou com conferências, oficinas temáticas, celebrações e apresentações culturais e foi assessorado pelo arcebispo de Olinda e Recife e 2º vice presidente da CNBB dom Paulo Jackson Nóbrega de Souza e pelo subsecretário adjunto de pastoral da CNBB, padre Jânison de Sá.

Foto: Ryan Andrade – Pascom Nordeste 4 CNBB

“O 4º Nordestão de Catequese instiga nossos corações a sonharmos com um novo jeito de pensar a iniciação à vida cristã, a partir de uma catequese pneumatológica, ou seja, fundamentada no Espírito Santo. Esta experiência vai ajudar a Igreja a encontrar os caminhos para retomar a sua missão, repleta de entusiasmo missionário e vigor pastoral”, disse.

Dom Paulo Jackson falou também sobre a instituição do ministério do catequista, pelo Papa Francisco, motivada por uma urgente necessidade de evangelização no mundo contemporâneo: “A catequese é um ministério da Igreja, portanto, o catequista é um vocacionado, alguém que é chamado a servir. O Papa Francisco tem dado visibilidade a esse ministério. Não se trata apenas de transmitir conteúdo, mas ser iniciado nos mistérios da fé, de ajudar outras pessoas e fazerem a experiência do encontro pessoal e íntimo com Jesus Cristo”, explicou.

Ainda de acordo com o arcebispo, a proposta de evangelização do Papa Francisco está vinculada a uma perspectiva sinodal marcada pela comunhão, participação e missionariedade: “É preciso criar processos sinodais de afetividade e buscar uma espiritualidade capaz de conduzir e orientar a vida dos membros da comunidade para um compromisso pautado nos valores do Evangelho e na tradição da Igreja. Além disso, é necessário propor a catequese como ação pastoral prioritária a fim de pensar em um caminho de crescimento na fé e de construção da identidade cristã”, destacou.

Foto: Ryan Andrade – Pascom Nordeste 4 CNBB

Padre Jânison de Sá, subsecretário adjunto de pastoral da CNBB e ex-assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, assessorou o 4º Nordestão. Segundo ele, a catequese é a nossa primeira adesão a Jesus. “É a partir dela que nos sentimos chamados, atraídos e despertados para o desejo de segui-lo. A missão do catequista não se resume apenas a transmitir educação cristã, mas fortalecer vínculos familiares e comunitários, superar as divisões, as incompreensões e manter um diálogo permanente para relações sociais cada vez mais fraternas e sólidas, onde possamos conviver em harmonia, escutando e aprendendo uns com os outros”, destacou.

Ainda segundo o padre Jânison, um dos grandes desafios do catequista é o uso de uma linguagem que seja compreendida: “Precisamos falar de modo que sejamos compreendidos, porque somente assim poderemos colher os frutos da evangelização. Nunca estamos totalmente prontos e acabados. A tarefa da catequese é a de levar a palavra de Deus, daí faz-se urgente e necessário investir em estratégias de comunicação eficazes”, falou.

Também participaram do encontro o arcebispo de Teresina (PI) e presidente do Regional Nordeste 4, dom Juarez Marques Sousa da Silva; o bispo auxiliar de Fortaleza (CE), dom Júlio César; o bispo de Grajaú (MA), dom Rubival Cabral Britto; o bispo de Picos (PI), dom Plínio Luz; o bispo de Campo Maior (PI) e vice-presidente do Regional Nordeste 4, dom Francisco de Assis e o bispo de Oeiras (PI) e secretário do Regional Nordeste 4, dom Edilson Soares Nobre.

O Nordestão de Catequese é um evento que acontece de 3 em 3 anos, reunindo catequistas dos 5 Regionais da CNBB – NE 1 (Ceará), NE 2 (Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte), NE 3 (Bahia e Sergipe), NE 4 (Piauí) e NE 5 (Maranhão). A primeira edição aconteceu em 2013, em Maceió-AL; a segunda, em 2016, em Fortaleza (CE), e a terceira em 2019, em Aracaju (SE). Durante o encerramento desta edição foi anunciado que o 5º Nordestão de Catequese será sediado na Arquidiocese de São Luís do Maranhão, no Regional Nordeste 5.

Com informações ascom Regional Nordeste 4 CNBB. Fotos: Ryan Andrade