Atendendo ao convite do Arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, centenas de ministros extraordinários da Sagrada Comunhão de toda a Arquidiocese de Olinda e Recife participaram da solenidade de Corpus Christi, celebrada na manhã deste dia 31/05, na Catedral Metropolitana, em Olinda. A Sé ficou repleta de fiéis e de ministros. A Santa Missa foi presidida por dom Fernando Saburido e concelebrada pelo abade do Mosteiro de São Bento, dom Luís Pedro Soares e demais vigários episcopais e vigários gerais da arquidiocese. Neste Ano Nacional do Laicato, o arcebispo metropolitano fez questão de reconhecer a contribuição dos ministros extraordinários da Eucaristia, fortalecendo os laços de unidade pastoral na celebração do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo.
Em sua homilia, dom Fernando refletiu sobre o livro do Êxodo, que convida à obediência a Deus. O arcebispo destacou também que o dia de Corpus Christi é propício para, na oração diante do Santíssimo Sacramento, o fiel se fortalecer: “Façamos da Eucaristia este pão indispensável em nossa vida.” Para o metropolita, a catedral lotada e o clima de compromisso dos ministros extraordinários da Sagrada Comunhão, confortam o seu coração. Dom Fernando lembrou ainda da realização do Congresso Eucarístico Nacional, que será sediado pela Arquidiocese de Olinda e Recife em novembro de 2020: “Que o Congresso Eucarístico Nacional seja uma grande contribuição de nossa Arquidiocese para levar a mensagem de amor pela Eucaristia, a todo o país.”
Após a homilia, diante do arcebispo, os ministros extraordinários da distribuição da Sagrada Comunhão renovaram o seu compromisso ministerial. Durante a renovação do compromisso ministerial, dom Fernando evidenciou que ao distribuir a Eucaristia aos fiéis, os ministros extraordinários devem procurar exercer a caridade fraterna, conforme o mandamento do Senhor: “Eu vos mando que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei”. Em seguida, todos os ministros se ajoelharam e o arcebispo fez uma oração e abençoou os ministros extraordinários.
Presente e atenta, na assembleia encontrava-se a paroquiana Joana D’Arc, ministra extraordinária da Sagrada Comunhão da matriz do Santíssimo Sacramento, na Boa Vista, Recife. Joana é ministra há seis anos e contou que, a princípio, achava-se inapta para exercer tal função, mas o seu pároco a convenceu de que Cristo capacita os escolhidos, apesar das limitações de cada um. “É necessário grande disponibilidade para levar Cristo, principalmente aos doentes. O que mais me motiva a ser ministra extraordinária da Eucaristia é sentir que estou muito mais próxima a Deus do que eu imaginava.”
Ao término da celebração da Santa Missa na Sé, aconteceu a procissão eucarística de Corpus Christi, com o arcebispo metropolitano conduzindo o Santíssimo Sacramento , tendo diante de si um volumoso cortejo formado por centenas de ministros extraordinários da Sagrada Comunhão e por membros do clero arquidiocesano. O cortejo seguiu em procissão pelo Sítio Histórico de Olinda, em direção ao mosteiro de São Bento, ao som de cânticos exaltando a Sagrada Eucaristia. Na igreja do mosteiro de São Bento, a atmosfera de devoção foi amplificada, com a Adoração ao Santíssimo Sacramento e momentos de contemplação diante do mistério da Eucaristia. Religiosos, fiéis, leigos, todos os membro da Igreja, conectados e envolvidos pela resplandecente unidade que emana da Sagrada Comunhão.
(Pascom Arquidiocese/ Fotos: Wagner Santana e Pascom AOR)