O Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está reunido dias 16 e 17 de agosto, na sede da Conferência, em Brasília (DF). A Presidência da CNBB, os presidentes das Comissões Episcopais Pastorais e assessores refletirão diversos assuntos relacionados às ações da Igreja no Brasil.

Essa é a primeira reunião com a presença de todos os assessores residentes e externos das comissões que tiveram seus nomes aprovados na reunião do Conselho Permanente, em maio. O grupo está em Brasília desde segunda-feira, 14 de agosto, para uma semana de formação sobre a CNBB e o papel do assessor.

Direção INAPAZ

O bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) e presidente da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB, dom Joel Portella Amado, apresentou o conselho diretor e o comitê de peritos do Instituto Nacional de Pastoral Padre Alberto Antoniazzi (INAPAZ), do qual ele é o novo diretor.

Dom Joel Portella Amado e padre Douglas Alves Fontes. | Foto: Bruno Feittosa – Ascom CNBB

Dom Joel pediu ao Consep que avaliasse a sugestão da nova composição dos peritos e a aprovação dos objetivos que devem ser priorizados nessa nova fase de trabalho do instituto.

Na ocasião também foi apresentado o novo secretário-executivo do INAPAZ, padre Danilo Pinto. O instituto é o organismo que prepara, entre outras formações, a análise da conjuntura eclesial.

“Alguns passos podem ser dados para que a missão do INAPAZ seja concretizada. Entre eles, ao invés de um bispo diretor, pensamos em poder contar com outros dois bispos. Nós já conversamos com a presciência sobre essa possibilidade e, com o aceite, convidamos os outros irmãos: o bispo da diocese de Cristalândia, dom Wellington de Queiroz Vieira, e o bispo auxiliar da arquidiocese de Salvador (BA), dom Dorival Souza Barreto Júnior”, destacou dom Joel.

Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil

Em seguida, o arcebispo de Santa Maria (RS) e presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, dom Leomar Brustolin, fez uma reflexão sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), que iluminam o plano de trabalho das comissões. Dom Leomar apresentou os primeiros resultados da escuta do processo sinodal de construção das novas diretrizes.

Nesse processo que teve início em 2022 – escolhido o ano da escuta, foi organizada uma reflexão por meio das três palavras-chave do sínodo 2021-2024: comunhão, participação e missão. Dentro dessa temática, dom Leomar abordou a necessidade da escuta; a questão das estruturas e atividades de conversão pastoral; a eclesiologia do Povo de Deus; a conversão ao senso de comunidade e de pertença à ‘diocesaneidade’.

A primeira parte da reunião foi concluída com um momento de partilha sobre os trabalhos da Comissão Episcopal Especial para Amazônia da CNBB e Repam Brasil sobre o Movimento Laudato Si e as ações do Junho Verde. A apresentação foi pela assessora da comissão e secretária executiva da Repam Brasil, irmã Irene Lopes.

“Apresentamos aos bispos o plano da campanha Laudato Si já com foco na preparação das comissões para a Conferência do Clima das Nações Unidas, COP 30, que será realizada em novembro de 2025, em Belém do Pará”, destaca irmã Irene.

No próximo dia 3 de setembro, acontecerá no Santuário Nacional de Aparecida (SP), às 8h, a missa de abertura do Tempo da Criação 2023, que tem como tema: “Que a justiça e a paz fluam”. A celebração será presidida pelo arcebispo de Aparecida (SP), dom Orlando Brandes, transmitida pela TV Aparecida. E nos dias 13 a 15 de setembro acontece, em Manaus, o Encontro de Ecoteologia.

Na segunda parte da reunião, os bispos vão refletiram sobre o andamento dos trabalhos da Comissão do Tema Central da 61ª Assembleia Geral da CNBB, a ser realizada em abril de 2024, em Aparecida (SP). Também foram feitos informes sobre o 15º Intereclesial de CEB’s realizado de 18 a 22 de julho, em Rondonópolis (MT) e o projeto Capacita Sul de Minas.

Sobre o Capacita Sul foi discutida a possibilidade de ampliação do projeto desenvolvido pelo Instituto Federal do Sul de Minas em parceria com as dioceses mineiras de Pouso Alegre, Guaxupé e Campanha. No projeto, o Instituto Federal entra com todo o conhecimento e capacidade técnica de seu quadro de pessoal para ofertar cursos de capacitação profissional de 30h tendo em vista as vocações e demandas de cada realidade e as paróquias entraram com a mobilização e oferta de espaços comunitários para as formações.

Como encaminhamento da reunião, ficou acertada a possiblidade de realizar um levantamento dos Institutos Federais aptos para ampliar a ação e também a apresentação da proposta aos regionais da CNBB.

Campanha da Fraternidade 2025

O coordenador do Setor de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen, apresentou o processo de encaminhamentos relativos à Campanha da Fraternidade 2025, cujo tema foi aprovado na última reunião do Conselho Permanente da CNBB, de maio. Os membros do Consep refletiram sobre a proposta de redação do objetivo geral e objetivos específicos.

Projeto Igrejas Irmãs

O bispo de Rondonópolis–Guiratinga (MT), dom Maurício da Silva Jardim, e presidente da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial apresentou o histórico do Projeto Igrejas Irmãs, assumido por cerca de 60 Igrejas Particulares no Brasil. O bispo recuperou a história do projeto e também compartilhou o fato de, apesar de ter sido criado em 1969, ainda não possuir a sistematização escrita do seu desenho e escopo. O Consep discutiu estratégias para aprimorar o projeto e aprová-lo na 61ª Assembleia Geral da CNBB.