No fim de semana, dias 24 a 26, foi realizado um Congresso Pastoral-Teológico em Aparecida (SP) com o tema “Aparecida e a Igreja Missionária na América Latina hoje: Venha o Teu Reino – Desafios Pastorais 5 anos depois de Aparecida”. O evento, que aconteceu em conjunto com o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), teve por objetivo celebrar os 50 anos da entidade alemã, Adveniat, que presta ajuda à Igreja na América Latina.

Cerca de 100 pessoas participaram, entre elas o segundo vice-presidente do Celam, dom Dimas Lara Barbosa e o presidente da Conferência Episcopal Alemã, dom Robert Zollitsch. Do Brasil participaram ainda o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal dom Raymundo Damasceno Assis e a assessora do Setor Universidades da mesma Conferência, irmã Eugênia Lloris, além do teólogo padre Agenor Brighenti.

A abertura solene do Congresso, na quinta-feira, 24, foi feita por dom Robert Zollitsch, que agradeceu pela celebração dos 50 anos da criação de Adveniat no contexto deste Congresso, à luz de Aparecida. “Quando a Conferência Episcopal Alemã implantou esta ação em 1961, ninguém podia ainda prever como a Igreja iria se desenvolver na América Latina e no Caribe. A Igreja no mundo todo pode aprender muito, através da Igreja na América Latina, sobretudo na coragem para enfrentar mudanças e inovação que caracteriza a Igreja daqui. Também a opção pelos jovens e pelos pobres ganharam para nós, na Europa, uma enorme importância”, frisou dom Robert.

O Presidente do Celam não pode estar presente e dom Dimas leu as palavras dele, salientando que,“ao celebrar com este Congresso pastoral-teológico os 50 anos da existência da Adveniat, colocamos no centro das atenções o que foi fundamental no seu caminhar: a promoção da reflexão teológica, em resposta aos desafios que a sociedade apresenta à Igreja em cada época da história e o impulso à evangelização no subcontinente latino americano”. E afirmou o porquê deste Congresso e o lugar escolhido:

“Este Congresso realiza-se em Aparecida, lugar onde faz apenas cinco anos se celebrou a 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino- americano, convocada e presidida pelo papa Bento XVI, cuja presença acolhedora centrada em Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida foi uma iluminação constante”, destacou em sua leitura, dom Dimas.

O segundo dia foi marcado pela reflexão e os trabalhos de grupo. Pela manhã o tema foi: “Discípulos e missionários de Jesus Cristo para uma Igreja em estado permanente de missão”. Ajudaram nesta reflexão o professor Guillermo León Escobar, de Bogotá, que apresentou os desafios sociais e políticos; o bispo de Reconquista, Andrés Stavnovik, que falou dos desafios teológicos e pastorais; e o professor padre Agenor Brighenti que ficou com o tema “ A Missão continental e a conversão pastoral e pessoal”.

A tarde contou com duas conferências, “A questão de Deus”, reflexão feita por dom Franz-Josef Overbeck, presidente da Subcomissão Episcopal para contatos com a América Latina e bispos de Essen; e a irmã e doutora em teologia, Vera Bombonatto, que apresentou a sua reflexão em três conceitos: “Paixão, Reino e Compaixão”, “Paixão pelo Reino de Deus: Paixão, compaixão” e “círculo de compaixão”.

Após as Conferências houve reunião de grupo para refletir e concretizar três grandes desafios que vivemos nos nossos países e pastorais, nos distintos âmbitos apresentados (político, social, pastoral) e três compromissos a ser vividos por todos os presentes. Entre algumas das conclusões apresentadas, apareceram em mais de um grupo, dois assuntos relevantes: A necessidade de incorporar os leigos na sociedade e na política para que a Igreja possa exercer a sua missão na sociedade, oferecendo uma reflexão e presença adequada, sem sermos fator dominante; em um ou mais desses espaços, visibilizando a credibilidade que ainda goza a Instituição Católica.

Falou-se também da urgência de criar espaços de diálogo com a juventude, por ser a América Latina um continente ainda jovem, é preciso dedicar-se mais a essa parcela da sociedade, escutá-los e conhecer melhor as suas buscas.

O último dia foi coroado com a celebração eucarística presidida por dom Raymundo Damasceno, presidente da CNBB, que aproveitou mais uma vez para agradecer a Adveniat ao apoio oferecido ao longo de tantos anos.

Fonte: CNBB