A Congregação da Paixão de Jesus Cristo, mais conhecida como Congregação Passionista, inaugurou nesta segunda-feira (17/02) a Comunidade Dom Helder Câmara, uma casa de formação em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, para preparar jovens vocacionados para o ministério sacerdotal. A casa de formação começa a funcionar na antiga casa dos idosos dehonianos, perto do Fórum da cidade e do Convento das Irmãs Carmelitas.

O padre Sandro Corazza, vigário episcopal para a Vida Religiosa e Consagrada na Arquidiocese de Olinda e Recife, participou da celebração eucarística que marcou a abertura da comunidade. A missa foi presidida pelo superior da Província Passionista Getsêmani, Pe. Leudes Aparecido de Paula, reunindo religiosos da Diocese de Campina Grande (PB) e da Arquidiocese de Olinda e Recife, inclusive o provincial dheoniano Pe. Josemar Joaquim de Lima. “Foi um momento bonito e importante, de fraternidade religiosa, mostrando a unidade da Igreja”, comentou padre Sandro. Seminaristas e seus familiares também participaram da celebração.

A Comunidade Dom Hélder Câmara é resposta a um voto do Capítulo Provincial da Congregação, realizado em 2017, com o objetivo de fortalecer a presença dos religiosos passionistas no Nordeste. Depois de 30 anos de atuação em Campina Grande, na Paraíba, a congregação vê na Comunidade Dom Helder Câmara, em Pernambuco, um celeiro de vocações para a missão.

A Comunidade em Camaragibe é composta pelo reitor formador Pe. Francisco das Chagas da Silva Marques, pelo ecônomo Pe. Ademir Guedes Azevedo e por onze postulantes que frequentarão o curso de Filosofia na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). “Estamos abertos ao que Deus for nos apresentando como missão e apostolado”, comentou o padre Francisco das Chagas. “Com o apoio da Arquidiocese de Olinda e Recife e o excelente trabalho da Unicap, nossa missão será frutuosa”, completou.
No mundo, os Passionistas são, atualmente, mais de dois mil. Estão presentes em 56 nações dos cinco continentes. Fundada em 1720 pelo italiano Paulo Francisco Danei (São Paulo da Cruz, canonizado pelo Papa Pio IX em 1867), a congregação religiosa compromete-se a promover a memória da Paixão de Cristo (Memoria Passionis) com a palavra e com a própria vida, sobretudo com a pregação e com sua presença junto dos pobres e dos marginalizados que são os “crucificados” do mundo atual.
A Casa de Formação (Comunidade Dom Helder Câmara) está localizada na Rua Santa Terezinha, nº 144, Centro, em Camaragibe.
Pascom AOR