A Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Olinda e Recife divulga esta semana a programação das celebrações natalinas nas unidades prisionais localizadas na circunscrição do território da arquidiocese, agendadas pela Pastoral Carcerária, acontecendo de 07 a 21/12. No dia 19/12 (14h), o bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antonio da Silva, preside a Santa Missa no PJALLB, no Sancho. A Missa de Natal da Pastoral Carcerária, anualmente celebrada pelo arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, será dia 21/12, às 15h, no Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, região metropolitana do Recife e Litoral Norte do Estado. A Pastoral Carcerária tem como Missão escutar e ver a pessoa aprisionada como filho e filha de Deus, pois é Cristo, ali presente, atrás das grades, desfigurado pelo pecado. (Mt 25,36). O objetivo da PC é evangelizar e promover a dignidade humana por meio da presença da Igreja nos cárceres.
Para Lenilson Freitas, coordenador arquidiocesano de Pastoral Carcerária, as celebrações natalinas para os encarcerados e para os agentes de pastoral representam a culminância de um trabalho de evangelização e de crescimento humano que é realizado ao longo do ano. As missas são pensadas de uma maneira a contemplar todas as unidades prisionais. Lenilson informa que neste 2018 os presídios escolhidos para serem contemplados pelas celebrações natalinas são aqueles onde o índice de desafios é maior, onde há maior lentidão nos processos, maior pobreza e vulnerabilidade. “Em comunhão com a administração dos presídios e com a Secretaria de Segurança Pública, fazemos o possível para humanizar a celebração, tornando-a inclusiva. E o nosso arcebispo, dom Fernando Saburido, é uma pessoa que congrega, que está sempre atento aos clamores das suas ovelhas, como fez o Bom Pastor.”, acrescenta o coordenador da Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Olinda e Recife.
Atualmente, a Pastoral Carcerária (PC) conta com cerca de 250 agentes de pastoral. De acordo com o coordenador da Pastoral Carcerária, o perfil do agente é diferenciado, geralmente pessoas mais maduras buscam o voluntariado nesta área, pois o local de atuação e o público acompanhado exigem o cumprimento de regras específicas e um constante diálogo com as autoridades responsáveis pela gestão dos presídios. A PC promove mensalmente reuniões de orientação, para desenvolver atividades conforme preconizam as diretrizes estabelecidas pela Pastoral Carcerária Nacional.
Na circunscrição da Arquidiocese de Olinda e Recife, quem tiver interesse em conhecer em maior profundidade o trabalho da Pastoral Carcerária ou desejar se tornar um agente de pastoral, pode enviar um e-mail para o seguinte endereço: pastoralcarcerariaaor@gmail.com
Confira as celebrações natalinas agendadas pela Pastoral Carcerária:
07/12 (9h) – Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE), em Vitória de Santo Antão. Celebrante: padre Marcos Lima, OMI
17/12 (9h) – Celebração na Colônia Penal Feminina do Bom Pastor, na Iputinga, Recife. Celebrante a confirmar.
17/12 (14h) – Penitenciária Agro Industrial São João (PAISJ -antiga PAI/Itamaracá). Celebrante: Padre Messias
18/12 (14h30) – Centro de Reeducação da Polícia Militar de Pernambuco (Creed), Abreu e Lima. Celebrante: Padre Nildo Leal de Sá (capelão da PM/PE)
19/12 (9h) – Penitenciária Barreto Campello, Itamaracá. Celebrante: padre Hélio do Nascimento, vigário episcopal de Igarassu.
19/12 (14h) – Presídio Juiz Antônio Luiz Lins De Barros (PJALLB), complexo prisional do Curado. Celebrante: Dom Limacêdo Antonio da Silva, bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife.
20/12 (9h) – Celebração no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), Itamaracá. Celebrante: Padre Messias
20/12 (15h) – Celebração na Colônia Penal Feminina de Paratibe (“Cotela”), em Abreu e Lima. Celebrante: Padre José Pereira.
21/12 (15h) – Celebração no Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima. Celebrante: Dom Fernando Saburido, Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife.
21/12 (15h) – Presídio Frei Damião de Bozzano, Sancho. Celebrante: Padre Valdenor José do Nascimento (1ª celebração após ser ordenado sacerdote)
(Pascom Arquidiocese)