da redação

Na próxima quarta-feira, dia 8 de Fevereiro será reaberta aos fiéis a igreja de São Pedro dos Clérigos, que fica no Pátio de São Pedro, no centro do Recife. Uma missa presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Fernando Saburido, às 10 horas da manhã, marca o momento da reabertura, que devolve aos fiéis, devidamente recuperado, um patrimônio histórico, cultural e religioso que é um dos cartões postais mais conhecidos da cidade.

A celebração de reabertura contará com as presenças das seguintes autoridades políticas: o Prefeito de Recife, João Campos (PSB), a governadora de Pernambuco , Raquel Lyra (PSDB) e o novo presidente do Iphan Leandro Grass.

Para o Padre Augusto César, reitor responsável pela concatedral, a expectativa para a reabertura é muito positiva : “É um momento muito aguardado, pela beleza da Igreja, pela sua história e importância tanto no âmbito eclesiástico como também cultural”.

A Igreja em estilo barroco, erguida em 1728 pela irmandade de São Pedro dos Clérigos, foi construída em três estilos : maneirismo, o barroco e o rococó, e foi  tombada pelo Iphan em 1985. A Igreja recebeu o título de Concatedral Junto com a Catedral de Olinda (dedicada ao Santíssimo Salvador).

A Concatedral de São Pedro dos Clérigos tem a “cátedra”, uma cadeira somente usada pelo bispo responsável pela Arquidiocese, e a partir do dia 8 de fevereiro, estará de portas abertas novamente : “A partir do dia 08 com a missa de reabertura, a Igreja volta ao seu funcionamento normal, aberta às visitas e celebrações, confirma o reitor da Igreja de São Pedro dos Clérigos, padre Augusto César.