A comunidade São José Operário celebra a 21ª festa do padroeiro com uma motivação a mais: a inauguração de sua capela, neste sábado (28/04), na rua Alto do Pitu, na parte alta do Córrego do Jenipapo. A comunidade faz parte da Paróquia Santa Maria Mãe de Deus, na Macaxeira, e apesar de já existir há 40 anos, somente agora celebra a construção de sua capela. 

A celebração eucarística de inauguração da capela será presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, às 19 horas, e abre o tríduo em homenagem ao padroeiro São José Operário, lembrado pela Igreja em 1º de maio, Dia do Trabalhador.

Segundo o pároco, padre Antônio Diego, ao longo dos 40 anos da comunidade, a fé foi vivida e expressada intensamente e de maneira fraternal em três casas, emprestadas pelos fiéis para reuniões, missas, celebrações da Palavra, catequese, rezas do terço e novenas. “Foi uma comunidade itinerante e que agora vibra com o resultado de seu trabalho”, disse o padre.

A legionária de Maria, catequista e voluntária Ana Negromonte, de 71 anos, viu o nascimento da comunidade nas reuniões improvisadas na casa do saudoso Seu José, no final da década de 60. Nos últimos anos, ela participou de uma série de bingos e rifas para angariar fundos para a capela. Há pouco mais de dois anos, negociou com a proprietária a compra do terreno. Foram dois anos de construção até que chegasse o dia da inauguração. “A comunidade trabalhou com muito amor. Vendeu lanches, fez festas, pediu contribuições a parentes e amigos, e posso dizer que valeu a pena todo esforço”, disse Ana. E completou: “A alegria de hoje é maior do que qualquer cansaço e preocupação que vivemos, por isso damos graças a Deus”.

A alegria transparece na comunidade e também no pároco. “É muito bonito ver a comunidade envolvida num só trabalho, tocando a obra, se ajudando”, comemorou. Segundo ele, o que contribuiu para tornar esse sonho realidade foi, sobretudo, a unificação do dízimo, centralizando a receita na Paróquia. “Isso fez com que, de fato, todas as comunidades da paróquia e a sua matriz pudessem colaborar com as despesas”, explicou.

A partir de agora, as missas serão celebradas na capela de São José Operário todos os domingos, às 17 horas. A Paróquia Santa Maria Mãe de Deus conta com a igreja matriz e três comunidades: capela de São José Operário (na parte alta do Córrego do Jenipapo), capela de São José Esposo de Maria (na parte baixa do Córrego do Jenipapo) e a comunidade Carrapateira, no bairro da Macaxeira, que está se organizando para construir sua capela, dedicada a Nossa Senhora de Guadalupe.

Pascom AOR