Com grande participação e entusiasmo de dezenas de fiéis, teve início na noite desta quinta-feira, 12, as Festividades em honra a Mãe de Deus sob o título de Nossa Senhora Rosa mística, na comunidade Ilha do Maruim, em Olinda. A abertura do Tríduo teve uma grande participação dos moradores e a missa foi presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, e concelebraram os padres Valdenito de oliveira e Marcos Ferreira.

A comunidade Rosa Mística faz parte da Paróquia de São Pedro Mártir, administrada pelos padres Valdenito de Oliveira e Marcos Ferreira. O tema central deste ano é “Maria modelo da Igreja Missionária”.

Na primeira noite, presidida pelo arcebispo teve como lema: “Alegra-te cheia de graça” (Lc.1,26-38). Em sua homilia, dom Saburido ressaltou as palavras do anjo, motivando a comunidade a viver na alegria, pois “quem vive na unidade de Cristo não pode ter um coração triste”, disse. Afirmou ainda que, “como Maria todos somos cheios de graça porque fomos chamados desde o batismo para viver como discípulos(as) de Jesus e testemunhas de sua Palavra”.

Dom Fernando, referiu-se, ainda, à segunda palavra do anjo “Não tenhas medo Maria…” para lembrar a necessidade de caminhar na confiança da presença de um Deus que é solidário conosco, sobretudo nas horas mais difíceis.

A comunidade da Ilha do Maruim é formada, predominantemente, por pessoas carentes e com grandes desafios pastorais. O arcebispo aproveitou para recordar a necessidade de gestos de amor, misericórdia e solidariedade, através de uma ação pastoral comprometida com os princípios do Evangelho.

O pastor elogiou a numerosa presença de jovens, sinal de esperança e vigor missionário e os comparou a figura de Maria. “A juventude desta comunidade acolhe com alegria a Palavra de Deus como Nossa Senhora acolheu a saudação do anjo”, disse.

As festividades continuam até domingo, 15, quando acontecerá a procissão com a imagem de Nossa Senhora, encerrando com a missa solene presidida por dom Marcos Ferreira.

Com informações do seminarista Robério Siqueira