Os coordenadores diocesanos da Pastoral da Comunicação na CNBB NE 2, juntamente com o bispo referencial para a comunicação no regional, dom Delson Pedreira, se reuniram no último final de semana, em Campina Grande, Paraíba. Cerca de 25 pessoas participaram do encontro de formação e avaliação dos trabalhos relacionados à Pascom que as dioceses dos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, vem desempenhando. Além disso, os coordenadores reformularam o plano de atividades para melhor articular a pastoral no regional durante este ano.

O documento “A comunicação na vida e missão da Igreja no Brasil”, da CNBB foi objeto de estudos dos participantes do encontro. O padre Edilson Nobre, da Arquidiocese de Natal, coordenou a análise dos nove capítulos do documento. Juntos, os comunicadores debateram as diretrizes da Igreja para a comunicação.

Ainda durante o encontro, as coordenações diocesanas puderam mostrar um pouco das ações desempenhadas na área da comunicação no ano de 2011 e o que está planejado para este ano. Dentre as prioridades definidas no evento, estão o fortalecimento da Agência de Notícias João Paulo II; a implantação da Pascom nas paróquias; a integração e parceria com as outras pastorais da Igreja e o trabalho de sensibilização do clero para o tema.

A Arquidiocese de Maceió mostrou o balanço do IV Mutirão de Comunicação, que aconteceu em outubro do ano passado. Com mais de 370 participantes, a Pascom Maceió mostrou em números o sucesso do evento, constatando que o mutirão cresce a cada edição.

No encerramento, dom Delson Pedreira agradeceu a presença de todos e destacou o grande aproveitamento do encontro. “Sem dúvidas saímos daqui mais estimulados a trabalhar a comunicação em nossas dioceses, para que a Igreja continue crescendo em sua missão”, declarou. O próximo encontro dos coordenadores diocesanos, está marcado para fevereiro de 2013, em Caruaru.

Da Assessoria de Comunicação AOR