A Comissão Episcopal para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio de seu Setor Música Litúrgica, oferece para toda a Igreja no Brasil uma curadoria com o repertório próprio de músicas para as missas e celebrações dominicais do tempo litúrgico da Quaresma que, em 2024, vai de 14 de fevereiro a 27 de março.

O assessor de música litúrgica da CNBB, padre Jair Costa, recorda que desde 2006, a Conferência dos Bispos, vem publicando, além do hino da Campanha da Fraternidade, cantos específicos para o Tempo da Quaresma, que estejam intimamente conectados com a espiritualidade do tempo litúrgico, textos tirados da Sagrada Escritura ou nela inspirados, muitos são tirados dos Salmos, e em estreita relação com o momento ritual.

“Os cantos que apresentamos, além de terem sido apresentados pela CNBB em, várias quaresmas, têm as dimensões orante e dialogal, necessárias para os cantos da celebração Eucarística, principalmente a celebração dominical. O foco é na conversão pessoal e comunitária em vista da necessidade de abrir-se para uma mudança de vida”, reforça.

O padre Jair reforça  o que define o Hinário Litúrgico da CNBB: “Cantar a Quaresma é, antes de tudo, cantar a dor que se sente pelo pecado do mundo, que, em todos os tempos e de tantas maneiras, crucifica os filhos de Deus e prolonga assim, a Paixão de Cristo… É um canto sem ‘glória’ e sem ‘aleluia’, um canto sem flores e sem as vestes da alegria, um canto ‘das profundezas do abismo’ em que nos colocaram nossos pecados (Sl 130), um grito penitente de quem implora e suplica: ‘Tende piedade de mim, Senhor, segundo a vossa bondade…” (Hinário Litúrgico, 2º fascículo).

Orientações para as Equipes de Canto

O assessor de música litúrgica deseja que os animadores de canto, os ministérios de música e os corais possam colaborar com as assembleias que celebram, “para uma frutuosa preparação para a Páscoa do Senhor!”, conclui.

Ele explica que os cantos estão disponibilizados numa lista de cantos que indica onde estão as partituras em vários álbuns, para facilitar o acesso dos animadores de canto  e separados pelo nome das celebrações.

Ele reforça ainda que nos arquivos “Quarta Feira de Cinzas”, “Domingos da Quaresma – 1º , 2º, 3º, 4º e 5º” e “Domingo de Ramos” estão os cantos específicos de cada celebração, cantos de abertura, Salmos responsoriais e cantos de Comunhão.

No arquivo “Outros Cantos para a Quaresma” estão os demais cantos: diversos cantos de Abertura, Ato Penitencial, Aclamações ao Evangelho e  Apresentação das oferendas.

Baixe e conheça as sugestões de cantos:

Cantos para a Quaresma – Quarta Feira de Cinzas Ano B
Cantos para a Quaresma – 1º Domingo Ano B
Cantos para a Quaresma – 2º Domingo Ano B 
Cantos para a Quaresma – 3º Domingo Ano B 
Cantos para a Quaresma – 4º Domingo Ano B
Cantos para a Quaresma – 5º Domingo Ano B 
Cantos para a Quaresma – Domingo de Ramos 
Cantos para a Quaresma – Outros cantos Fonte: CNBB