Na segunda sessão de trabalho do sábado, 21/04, os bispos reunidos na 50ª Assembleia Geral em Aparecida (SP) acompanharam o relato da Comissão Episcopal Pastoral para a Amazônia. O presidente da comissão, Cardeal Cláudio Hummes, relatou a visita que realizou à região, no último mês de março.

“A nossa Igreja precisa conhecer mais essa região, para inclusive suscitar mais vocações missionárias”, disse o cardeal, destacando a importância de crescer no conhecimento na região. Citou a questão indígena. “As distâncias são enormes, e trata-se de um desafio, por exemplo, a venda da produção agrícola deles. O governo não compra esta produção”, relatou o Cardeal Hummes.

Recordou a urgência de envio de missionários para ajudar a Igreja na região. “Os bispos na região amazônica tem dificuldade até de sustentar seminaristas na região”, disse dom Cláudio, que também relatou a importância da cooperação econômica.

Também fazem parte da Comissão Episcopal para a Amazônia os seguintes bispos: dom Erwin Krautler, da Prelazia de Xingu (PA); dom Jaime Vieira Rocha, de Natal (RN); dom Moacy Grechi, emérito de Porto Velho (RO); e dom Sérgio Eduardo Castriani, de Tefé (AM).

A segunda sessão deste sábado terá ainda a apresentação da Comissão dos Ministérios Ordenados. Os bispos iniciam a tarde um retiro, que será concluído na manhã de domingo.

Fonte: CNBB