Aconteceu nos dias 11 e 12 de maio, na igreja de Nossa Senhora do Desterro, no Convento de Santa Tereza, em Olinda, o Segundo Encontro Pascal de Coros de Olinda (Epasco), promovido pela Comissão Arquidiocesana de Cultura. O evento foi realizado em parceria com a Associação Brasileira de Canto Coral, CDL Olinda e Prefeitura Municipal de Olinda, com participação especial da Schola Cantorum do Seminário de Olinda.

Nesta segunda edição do evento, o tema das apresentações foi “Pão em todas as mesas”, em consonância com o 18º Congresso Eucarístico Nacional vivido na Arquidiocese de Olinda e Recife no ano passado. Segundo a coordenadora do Epasco, Suely Farias, é praxe definir um tema para reflexão. O repertório, no entanto, é livre, “desde que fale do amor fraterno e expresse alegria, para alinhar-se ao tempo pascal”, afirmou. Na avaliação da coordenadora, a experiência desse ano foi positiva: “Conseguimos reunir coros infantil e adulto no evento e ainda tivemos como presente o coro dos seminaristas da Arquidiocese, que interpretou cantos gregorianos”, comentou.

Participaram do Encontro os seguintes coros: Coral Infantil do Convento Santa Tereza, Coro de Câmara Armanda Figueiredo, Coral Chesf, Coral dos Seminaristas de Olinda, Coral Comunitário da Escola Municipal Santa Tereza, Coro Canto Maior, Coral Semear Alegria, Coral Viver Casa Forte, Coral Vozes do Lafepe e um grande coro formado pela união dos coros Adorai, Canto Livre AABB, Pe. Geraldo Pennock, Voz Urbana e Polifônico de Vitória de Santo Antão. “Foi muito interessante nossa participação porque, no meio de tantos coros polifônicos, nós conseguimos apresentar algumas peças gregorianas, sem polifonia, para que aqueles que ali estivessem pudessem contemplar a beleza do canto oficial da Igreja em sua forma original”, comentou o seminarista Hudson Filho, que fez parte do coro do Seminário de Olinda, ao lado de Arhur José, Guilherme Augusto, Renan Carneiro e o maestro Inácio Buonafina. Os seminaristas cantaram ainda uma sequência de Páscoa e, como elemento surpresa, interpretaram o Hino do Seminário de Olinda.

Os participantes e a audiência fizeram doações de alimentos não percíveis na entrada do evento, que foram destinados ao próprio Convento de Santa Tereza, pois aí funciona uma escola para crianças em vulnerabilidade social.

O Segundo Encontro Pascal de Coros de Olinda conferiu certificado de participação aos coros presentes.

Pascom AOR