Os participantes da 50ª Assembleia dos Bispos, em Aparecida (SP), realizaram no final da primeira sessão de hoje, 23, o primeiro escrutínio das eleições para os delegados da CNBB para o Sínodo dos Bispos. Antes, o frei Evaldo Xavier Gomes apresentou os esclarecimentos sobre a legislação própria da eleição.

A assembleia geral do Sínodo dos Bispos que será realizada no mês de outubro deste ano em Roma vai tratar do seguinte tema: “Nova Evangelização para a transmissão da fé cristã”. A lineamenta, publicada pela Santa Sé, apresenta a motivação para a convocação para o Sínodo: “Nas últimas décadas tem-se falado também da urgência da nova evangelização. Tendo presente a evangelização como horizonte comum da Igreja, bem como a ação de anúncio do Evangelho ad gentes, que requer a formação de comunidades locais, de Igrejas particulares, nos Países missionários de primeira evangelização, a nova evangelização é, antes de mais, endereçada a quantos se afastaram da Igreja nos Países da antiga cristandade. Tal fenómeno, infelizmente, existe em vários graus, mesmo nos Países onde a Boa Nova foi anunciada nos últimos séculos, mas que ainda não foi suficientemente bem acolhida a ponto de transformar a vida pessoal, familiar e social dos cristãos. As Assembleias especiais do Sínodo dos Bispos, a nível continental, celebrados em preparação do Jubileu do Ano 2000, evidenciaram este fato. Este é um dos grandes desafios para a Igreja universal. Por isso, Sua Santidade Bento XVI, depois de auscultar a opinião dos seus irmãos no episcopado, decidiu convocar a XIII Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos sobre o tema A nova evangelização para a transmissão da fé cristã, que se realizará de 7 a 28 de Outubro de 2012.”

Nesta segunda-feira, está prevista a realização de mais dois escrutínios para a eleição dos delegados: a segunda no encerramento da manhã e a outra antes de começar a sessão reservada da parte da tarde.

Fonte: CNBB