Os frades menores capuchinhos do Convento de São Félix, iniciaram ontem(25) a semana de homenagens que lembra os 26 anos de morte de Frei Damião, com o tema : Frei Damião, vocacionado a serviço do Evangelho. A data de morte do frade foi dia 31 de maio de 1997, e sempre é lembrada no último domingo de maio, com uma semana de missa e orações para fazer memória das missões do frei que arrastava multidões.

A abertura aconteceu ontem na Matriz do Pina, na paróquia Nossa Senhora do Rosário, com missa  às 19h presidida por dom Fernando Saburido e concelebrada pelos frades menores capuchinhos.

Durante a homilia, Dom Fernando Saburido lembrou da semana de oração pela unidade dos cristãos e citou a vida de Frei Damião como exemplo de missionariedade, por que ele deixou sua terra distante e evangelizou numa terra distante: “ Frei Damião foi um líder respeitado em todo nordeste , especialmente aqui em Pernambuco. Uma pessoa que viveu com muito empenho seu compromisso com sua vida cristã e missionária, atraía multidões, seguia os passos de São Francisco de Assis, com sua vida austera”, disse o arcebispo.

Escute o áudio. Compartilhe.

Dom Fernando Saburido fala sobre Frei Damião

Maria de Lourdes Santo, conheceu Frei Damião ainda na adolescência, ela lembra com carinho das missões do frade : “ Ele me ensinou muito , eu aprendi as coisas de Deus com ele na minha adolescência”, lembra a paroquiana

Maria de Lourdes Santo

Maria das Graças Leandro também lembra de Frei Damião, quando ainda era criança : “Eu o acompanhei até o dia da sua morte dele, eu fazia as missões dele com minha família de madrugada, eu aprendi as orações, eu ainda tenho o catecismo que ele ensinava para nós”, se emociona Maria.

Maria das Graças Leandro

Processo

O processo de beatificação e canonização de Frei Damião foi aberto em 2003. O primeiro passo foi dado quando a igreja reconheceu o capuchinho como Servo de Deus.

Em 2012, os postuladores da causa levaram documentos para o Vaticano. Seis anos depois foi aprovado o processo de beatificação.

Em 2019, o Vaticano reconheceu as virtudes heróicas de Frei Damião, o tornando venerável.

De acordo com Frei Jociel, postulador da causa e responsável pelo acompanhamento do processo de beatificação e canonização de Frei Damião, faltam agora dois passos para que ele seja declarado santo: “Falta, agora, o reconhecimento de um milagre para ele ser considerado beato”, acrescentou Gomes. Para Frei Damião ser considerado santo, é preciso comprovar mais um milagre.

Por isso, Frei Janaílson,Guardião do Convento dos Capuchinhos e Vice Provincial, pede que as graças alcançadas sejam notificadas aos frades menores capuchinhos, no convento e São Félix, à Rua José Rodrigues 160, bairro Pina. Whatsapss 81 99755-8632/ 348632 (8h-12h/13h30-18h) – segunda à sexta-feira.

Escute o áudio. Compartilhe

Frei Janaílson Gomes – Guardião do Convento dos Capuchinhos e Vice Provincial