Começou a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC). Este ano celebrada de 24 a 31 de maio, o tema escolhido é a inspiração bíblica contida nos Atos dos Apóstolos 28.2: “Eles nos demonstraram uma benevolência fora do comum”. E o lema é a expressão que se popularizou no Brasil: “Gentileza gera gentileza!”.

BRASIL
No Brasil, a celebração de abertura da Semana de Oração pela Unidade Cristã acontece dia 25 de maio, às 21h, e poderá ser acompanhada pelas redes sociais da CNBB/cnbbnacional e do Conic/conselhonacionaldeIgrejas. Em função da pandemia do novo Coronavírus, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) informa que as mudanças foram necessárias para que todos e todas celebrem a unidade com segurança. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) integra o Conic por meio de sua Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso.

ARQUIDIOCESE
Na Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido vive a Semana da Oração pela Unidade dos Cristãos participando de uma live com representantes de diferentes igrejas cristãs nesta quarta-feira, 27 de maio, às 18 horas. A live pode ser acompanhada nas redes sociais da Arquidiocese. Dom Fernando é o bispo referencial da CNBB NE2 para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso.

VATICANO
O Papa Francisco abriu a Semana com uma carta ao presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, cardeal Kurt Koch, recordando os 25 anos da publicação da Carta Encíclica “Ut unum sint” de São João Paulo II. Francisco lembrou o contexto da época: com o olhar voltado para o horizonte do Jubileu do Ano 2000, o Papa polonês queria que a Igreja mantivesse bem presente a oração de seu Mestre e Senhor: “Que todos sejam um”.

“Por isso, escreveu esta Encíclica, que confirmou de modo irreversível o empenho ecumênico da Igreja Católica”, ressalta Francisco. Publicando o texto na Solenidade da Ascensão do Senhor, João Paulo II o colocou sob o signo do Espírito Santo, artífice da unidade na diversidade, princípio da unidade da Igreja.

Com informações da CNBB e do Vatican News