A diretoria regional da Pastoral da Saúde aprovou no último sábado, 4, o indicativo de que os principais eventos organizados pelos voluntários nas suas dioceses e províncias devem ter como destaque, em 2011, ações de educação para o combate à hanseníase.

Segundo o coordenador regional, Vandson Holanda, a hanseníase é uma doença que tem gerado preocupação não só na Pastoral da Saúde, mas também na CNBB ao ponto do Secretariado Nacional ter feito um apelo aos bispos de todo o Brasil para uma ação engajada a partir do dia 10 de outubro passado. Ainda em outubro, a Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Olinda e Recife lançou o Blog da Hanseníase atualizado diariamente com informações sobre a doença.

Vandson Holanda afirma que a orientação da diretoria é que o Regional procure parceiros para aumentar ainda mais as ações pastorais voltadas para a doença. “Em Pernambuco temos uma parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde Estadual / coordenação de hanseníase, e com a ONG britânica The Leprosy Relief Association (LRA). Essa parceria tem promovido ações como o concurso em história em quadrinhos feito em 2009 e uma caminhada realizada em outubro passado. Mas em 2011 queremos ainda mais ações aos irmãos com a hanseníase” acrescentou.

Para obter mais informações sobre a hanseníase, é só acessar o Blog da Hanseníase da Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Olinda e Recife:

Fonte: Pastoral da Saúde AOR