Nesta quarta-feira, 18, início dos trabalhos da 50ª Assembleia Geral dos Bispos da CNBB, marcará também a primeira coletiva de imprensa desta Assembleia Geral. Os bispos presentes serão o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, dom João Carlos Petrini, que é bispo de Camaçari (BA); dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, bispo auxiliar de Belo Horizonte e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Educação e Cultura, e, por fim, o bispo auxiliar do Rio de Janeiro, dom Antônio Augusto Dias Duarte. A coletiva tem início às 15h, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, ao lado do Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP).

Dom João Carlos Petrini

O atual presidente da Comissão para a Vida e a Família da CNBB e bispo de Camaçari (BA), dom João Carlos Petrini nasceu em Fermo (Itália), em 1945. Já atuou como diretor do Pontifício Instituto João Paulo II para os estudos sobre Matrimônio e Família em Salvador (BA) e professor de Sociologia Geral no Instituto Teológico São Bento. Além disso, foi coordenador do mestrado em Família na Sociedade Contemporânea da Universidade Católica de Salvador.

Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães

Bispo auxiliar de Belo Horizonte, dom Joaquim é natural de Ponte Nova (MG), nasceu no dia 6 de janeiro de 1960. Foi ordenado em 25 de março de 2006 em Belo Horizonte. Estudou Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e se especializou em Teologia no Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus, com a tese “O individualismo cultural e a vivência da fé cristã”. Atualmente é presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Educação e a Cultura, da CNBB, e reitor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Dom Antônio Augusto Dias Duarte

Bispo Auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro, dom Antônio Augusto, 64 anos, é natural de Santo André (SP). Estudou Filosofia e Teologia na “Stadium Generale” da Prelazia do Opus Dei. Fez Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (SP), especialização em Pediatria. Cursou doutorado em Teologia Moral, na Universidade de Navarra (Espanha).

Contatos da Assessoria de Imprensa da CNBB

• Pe. Rafael Vieira, Assessor de Imprensa – (12) 3104-2582 / (61) 8119-3762 ( imprensa@cnbb.org.br )
• Rodrigo Eneas, Jornalista – (12) 3104-2582 ( imprensa2@cnbb.org.br )
• Fulvio Costa, Jornalista – (12) 3104-2582 ( imprensa4@cnbb.org.br )

Fonte: CNBB