Trabalhar voluntariamente ajudando na recuperação física e principalmente psicosocial, de dependentes químicos, essa é a missão dos agentes da Pastoral da Sobriedade espalhados por todo o Brasil. Com o objetivo de melhorar ainda mais o trabalho de sacerdotes e leigos que se dedicam a reabilitação da dignidade humana das vítimas do vício, a coordenação da Pastoral da Sobriedade do Regional NE 2 da CNBB, realizará o primeiro Curso de formação e capacitação de novos agentes dos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

O encontro acontecerá de 9 a 11 de março, no Convento Ipuarana, em Lagoa Seca, na Paraíba. O curso vai apresentar para o novos agentes o que é e como trabalha a Pastoral da Sobriedade, destacando as linhas de ação. Além de mostrar como a pastoral deve ser implantada em uma paróquia ou diocese. Serão ao todos 20 horas de curso. Para a coordenadora regional da Pastoral da Sobriedade, Maria da Guia, será um momento muito rico de aprendizado. “No curso serão tiradas todas as dúvidas sobre a atuação da pastoral. Os participantes saírão aptos a trabalhar perfeitamente em suas paróquias ou dioceses”, garantiu.

A expectativa é grande entre os agentes da Pastoral da Sobriedade da Arquidiocese de Olinda e Recife. Atuando há quase 10 anos no território arquidiocesano, os voluntários veem no curso uma excelente oportunidade para trocar experiências e entender ainda mais o trabalho da pastoral nas paróquias, junto aos dependentes e seus familiares. Cerca de 12 pessoas da arquidiocese participarão do curso.

A coordenadora arquidiocesana, Lúcia Josué, acredita que o encontro será fundamental para aumentar o número de pastorais nos quatro estados do regional. “Esse curso já está sensibilizando os bispos do nosso regional. Com o apoio deles, teremos a implantação de muitos grupos da Pastoral da Sobriedade”, disse. “Aqui pretendemos criar novos grupos também. Em breve teremos no Cabo de Santo Agostinho e em Olinda”, adiantou.

Lúcia destacou ainda a importância do tema da Campanha da Fraternidade deste ano para a integração da Pastoral da Sobriedade a outras pastorais, como por exemplo a da Saúde. “A droga é uma questão de saúde pública que envolve não só o dependente mais toda a família. A campanha tem esse caráter de trabalho em conjunto que com certeza vai fortalecer a Pastoral da Sobriedade na nossa Igreja”, avaliou.

Para participar do curso de formação e capacitação de novos agentes da Pastoral da Sobriedade os interessados devem mandar um e-mail para um dos endereços psobriedade-cnbbne2@bol.com.br ou pastoraldasobriedadene2@gmail.com. A inscrição será efetuada depois do pagamento da taxa de R$100. O valor dá direito ao material didático que será utilizado no curso, hospedagem e alimentação.

I Curso de formação e capacitação para agentes da Pastoral da Sobriedade
Data: 9 a 11 de março