Segue até esta sexta-feira (28), a 45ª Assembleia do Regional Nordeste do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), em Jaboatão dos Guararapes (PE), região metropolitana do Recife. O encontro tem como tema “Cimi, 45 anos de caminhada, profecia e esperança” e lema “No campo, na mata, caatinga, cerrado, lagos, rios e mar, sejamos o novo”.

Ao todo, 32 missionários participam da assembleia desde segunda-feira (24). Durante a semana, o grupo acompanhou a conferência “Análise da Conjuntura Política, Indigenista e Eclesial” seguida de uma mesa-redonda com a presença do secretário executivo do Cimi, Eduardo Cerqueira. O bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife e presidente da Comissão Regional para a Ação Sociotransformadora, dom Limacêdo Antonio da Silva, também participou do evento.

A programação teve ainda debates e partilhas sobre os desafios e os avanços da missão do Conselho na região Nordeste, além de momentos de espiritualidade, que contou com a assessoria do monge beneditino, Marcelo Barros.

“O Cimi está celebrando os 45 anos de caminhada junto aos povos indígenas do Nordeste. Refletindo nosso planejamento para o futuro, a partir dos indicadores apresentados pelos missionários em ações junto aos povos. Continuamos nossa caminhada, profecia e esperança, na perspectiva do bem viver e na construção da casa comum”, afirmou a conselheira do Cimi Nordeste, Zennus Dinys.

Sobre o Cimi

O Cimi é um organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que, em sua atuação missionária, conferiu um novo sentido ao trabalho da Igreja Católica junto aos povos indígenas.

Criado em 1972, no auge da Ditadura Militar, o Cimi procurou favorecer a articulação entre aldeias e povos, promovendo as grandes assembleias indígenas, onde se desenharam os primeiros contornos da luta pela garantia do direito à diversidade cultural.

O Cimi conta com aproximadamente 170 missionários e missionárias, compondo equipes de área localizadas em várias regiões do país. São leigos e religiosos cuja presença solidária, comprometida e inculturada é testemunho da fé na utopia pascal.

São membros do Cimi os leigos e religiosos que atuam de forma direta junto aos povos indígenas; os bispos em cujas dioceses/prelazias haja comunidade indígena; os superiores religiosos dos missionários que trabalham junto aos índios; e o bispo responsável pela linha missionária da CNBB.

Por meio de seus 11 regionais, o Cimi atua junto a mais de 180 povos indígenas em 26 estados e nas cinco regiões do Brasil. Cada unidade atua de forma autônoma, orientada pelo estatuto, regimento interno, decisões da Assembleia Geral e encaminhamentos do Conselho Diretor.

Fonte: CNBB NE/Com informações do Cimi
Fotos: Cimi NE