Ano novo é tempo de renovação. Para milhares de católicos da Arquidiocese de Olinda e Recife, é o momento propício de fortalecer a fé e a esperança. Nesta sexta-feira, dia 6, será realizada a primeira bênção de São Félix do ano, na Basílica de Nossa Senhora da Penha, no bairro de São José, área central da capital. A programação terá seis celebrações (6h, 7h30, 10h, 12h, 15h, 17h). O arcebispo, dom Antônio Fernando Saburido, preside a última missa do dia, às 17h.

A Bênção de São Félix acontece semanalmente, a mais de 70 anos. De acordo com os frades capuchinhos, cerca de 7 mil pessoas passam pela basílica nas sextas-feiras. Na primeira sexta-feira do ano o número deve chegar a 30 mil fiéis.

O rito da bênção de São Félix é composto pela unção com o óleo e a aspersão com água benta. As bênçãos são dadas nos intervalos das celebrações a cada quinze minutos. Os fieis que quiserem fazer confissão serão atendidos pelos frades capuchinhos, que se revezarão em alguns locais do convento. As celebrações serão realizadas no pátio interno da basílica, já que a igreja está passando por uma restauração.

Origem

O frei São Félix nasceu na aldeia de Cantalício, na Itália, no século XVI. De acordo com relatos, ele usava óleo de lamparina para abençoar as pessoas. O capuchinho viveu em Roma até o fim da sua vida. Na cidade, ele pedia esmolas para os pobres e doentes e para a manutenção do Convento de São Nicolau. Entretanto a bênção de São Félix teve sua origem após a morte do frei quando começou a sair óleo em uma pedra do túmulo do religioso.

Da Assessoria de Comunicação AOR