Clero e fiéis da Arquidiocese de Olinda e Recife reuniram-se na noite desta terça-feira (25/10) na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, no bairro da Boa Vista, no Recife, para acompanhar a ordenação de dez novos padres para a igreja local. Cerca de três mil pessoas lotaram o interior e o pátio externo da basílica, acompanhando com atenção os ritos de ordenação presbiteral de  André Luiz da Silva, Carlos Eduardo Salustiano, Edson André Ramos da Silva, Giovanni Everton Felix de Vasconcelos, Humberto Ferreira Castelo Branco, Joelmir José Barbosa da Silva, José Fernando Alves Júnior, Osmar Bezerra Pontes Junior, Rui Gomes Tato e Vinícius David Calado da Cunha Costa. O presidente da celebração foi o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, que tinha a seu lado, no presbitério, o bispo auxiliar dom Limacêdo Antônio e o convidado dom Egídio Bisol, que é bispo da Diocese de Afogados da Ingazeira, no interior de Pernambuco.

No início da celebração, dom Fernando fez uma homenagem ao seminarista Alex Cabral, que morreu de Covid em 2020. “Eu estou usando um paramento muito especial nessa celebração de hoje. Nosso desejo é homenagear o nosso seminarista Alex, uma das 700 mil pessoas que morreram vítimas da Covid. O seminarista Alex tinha comprado esse paramento para usar como sacerdote. Chegou até nós e queremos, portanto, homenageá-lo nessa celebração, uma vez que ele fazia parte dessa turma que hoje está sendo ordenada”, disse o arcebispo, com voz entrecortada de emoção.

Com a renúncia apresentada em junho ao Papa Francisco, como orienta o Código de Direito Canônico aos bispos que completam 75 anos de idade, esta deve ser a última ordenação presidida por dom Fernando enquanto arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife. Em 13 anos de pastoreio, dom Fernando ordenou mais de 50 padres para a Igreja local. Uma missão que abraça com alegria, pois sabe da importante ajuda que os padres podem oferecer na evangelização, organização e crescimento espiritual do povo de Deus. “É uma força na missão”, disse o arcebispo. “Conheço cada um, acompanhei sua vocação, sua formação, seus estágios, sei que vão colaborar bastante para o crescimento da Igreja”, concluiu o bispo.

O rito da ordenação presbiteral chamou a atenção dos que foram à basílica. Desde as respostas dos ordenandos, dadas com respeito e obediência ao arcebispo, à total entrega a Deus durante a ladainha de todos os santos. Na silenciosa imposição das mãos do presidente da celebração e de todo o clero, as preces e bênçãos para a virtude sacerdotal renovaram em cada novo padre o espírito de santidade. O bispo ungiu as mãos dos ordenados com o óleo do Crisma e fez a amarração, desfeita em seguida para a primeira bênção como presbítero. Depois, a vestição da estola e da casula com ajuda da família e de padres amigos. Paramentados, os novos padres receberam o cumprimento carinhoso dos padres veteranos presentes à celebração.

Depois de partilharem a alegria da ordenação com padres e bispos, os dez novos sacerdotes exerceram, pela primeira vez, seu ministério, concelebrando a Eucaristia no presbitério.

Conheça o local e a data das primeiras missas que serão presididas pelos novos padres da Arquidiocese de Olinda e Recife:

Pe. André Luiz da Silva
Matriz de Nossa Senhora de Guadalupe – Olinda