Há 47 anos o Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais – CERIS – em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), está lançando a edição 2011/2012 do Anunário Católico do Brasil.

A publicação traz o cadastro completo de toda a Igreja com base no levantamento do Censo Anual da Igreja Católica (CAIC-br). Compilado em 1500 páginas, o Anuário apresenta informações atualizadas da Igreja e de todos os membros da estrutura eclesial.

Na primeira parte do Anuário é possível encontrar os endereços oficiais da Igreja, todo o clero, bispos e arcebispos que neste ano, foi disposto em ordem alfabética e ilustrado por fotografias recentes, além de mapas, gráficos e uma serie de ilustrações.

O arcebispo metropolitano de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, apresentou a nova edição do Anuário aos secretariados das Regiões Episcopais da Arquidiocese. Dom Odilo falou da importância do projeto, que pretende beneficiar toda a Igreja no Brasil e principalmente em São Paulo. O prelado pediu a colaboração dos participantes para conhecer melhor o projeto e adequar as necessidades da Arquidiocese e regiões.

O Portal GuiaCatólico.com é o maior centro de buscas sobre a presença da Igreja no Brasil. Baseado nas informações do Censo Anual da Igreja Católica (Caic-BR), sua atualização é permanente. Este novo sistema, permite uma integração direta entre todos os membros cadastrados.

Por meio do portal de buscas, o usuário encontra todas as informações sobre a Igreja no Brasil, tanto da estrutura jurídica (dioceses, paróquias, institutos, etc.), como também das pessoas físicas (bispos, padres, religiosas, diáconos, etc.). Há também uma rede social e outras ferramentas para a expansão da comunicação entre as células católicas.

O benefício em tempo real também atinge os leigos engajados nos movimentos e pastorais da Igreja. As atividades estatísticas do CERIS também são administradas por este sistema.

Além disso, são fornecidos dados para pesquisas quantitativas e qualitativas de forma mais apurada e atenta da realidade de cada regional da CNBB e suas dioceses.

Fonte: Gaudium Press