“Unidos nos ensinamentos dos Apóstolos…” (At.2, 42) Tendo como base o tema da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2011, que será realizada de 5 a 12 de junho de 2011, o Movimento Estudantil Teológico Acadêmico (Meta), da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), realizou na quinta-feira, 2, celebração ecumênica de encerramento do 1º período letivo deste ano. O ato reuniu estudantes e professores do curso de Teologia daí instituição de ensino.

O momento celebrativo contou com a participação do presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso e bispo da Diocese de Pesqueira (PE), dom Francisco Biasin; do pastor da Igreja Presbiteriana e aluno de Teologia da Unicap, Djean Bezerra, e da aluna de Filosofia da Universidade Católica de Pernambuco e do Seminário Batista do Recife, Rebeca Rabelo. Os participantes refletiram sobre trechos bíblicos.

A membro da Igreja Batista, Rebeca Rabelo, destacou a intolerância que há entre as religiões mesmo com toda a evolução história ao longo dos séculos e ressaltou a importância de eventos ecumênicos. “É incrível como cada dia mais nos tornamos intolerantes. É preciso que o espírito de comunhão e fraternidade, sentimentos cristãos, que estamos vivendo neste momento ultrapasse os muros desta universidade através dos nossos atos.”

Em seguida, o pastor Djean Bezerra, refletiu sobre a pesca milagrosa.
Passagem bíblica em que os apóstolos lançam as redes ao mar em obediência a Jesus. “A Palavra de Jesus tem profundidade e magnetismo. Pedro ao atender ao pedido do Mestre conseguiu uma pesca maravilhosa. Nós também podemos ser pescadores de homens e salvar almas”, afirmou.

Para finalizar, dom Francisco Biasin teceu comentário sobre a Oração Sacerdotal de Cristo, presente no capítulo 17, do Evangelho de São João. “Enxergo neste trecho a carta magna que deveria inspirar todas as igrejas na

unidade. Nós não somos chamados a sermos convertidos a uma igreja, mas há Jesus e assim, as igrejas se convergirão para o Senhor”, disse. E acrescentou: “Ser diferente não é ser inimigo. Não é ser melhor nem pior. É enriquecermos mutuamente”.

O coordenador do Meta, Rodrigo Soares, explicou que o grupo organiza umevento a cada encerramento de período letivo. Este é o segundo realizado. O primeiro foi uma conferência sobre aborto. A celebração ecumênica foi realizada por ser uma data próxima da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. “Que nós sejamos um na fé, na esperança e na caridade”, concluiu Rodrigo.

Da Assessoria de Comunicação AOR