O calendário litúrgico foi enriquecido, no dia 3 de março deste ano, com a memória obrigatória de Santa Maria Mãe da Igreja, a ser celebrada na segunda-feira depois do domingo de Pentecostes, por determinação do Papa Francisco. O título “Mãe da Igreja” foi dado à Virgem Maria pelo Papa Paulo VI no momento em que promulgou a Constituição Lumen Gentium (constituição dogmática sobre a Igreja do Concílio Vaticano II). A memória desta segunda-feira retoma o Tempo Comum, após a conclusão do Tempo de Páscoa.
A celebração de Santa Maria Mãe da Igreja “ajudará a lembrar que a vida cristã, para crescer, deve ser ancorada no mistério da Cruz, na oblação de Cristo no convite eucarístico e na Virgem oferente, Mãe do Redentor e dos redimidos” (Decreto da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos). Assim, toda missa celebrada na próxima segunda-feira, dia 21 de maio, fará memória de Santa Maria Mãe da Igreja, com textos bíblicos e litúrgicos próprios para a data (ver abaixo).
Segundo o padre Moisés Ferreira de Lima, presidente da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para Liturgia, a proximidade da celebração de Santa Maria Mãe da Igreja com a Solenidade de Pentecostes destaca que a Virgem Maria, com os 12 apóstolos, esteve com suas orações à espera do Espírito Santo que Cristo envia sobre os membros de seu corpo, que é a Igreja. “A mesma Virgem Maria, como membro mais excelente da Igreja e sua realização exemplar, é mãe do Cristo total, cabeça e membros”, conclui.
Textos bíblicos e litúrgicos para a missa de Santa Maria Mãe da Igreja
1 – Orações e Prefácio tomados da Missa Virgem Maria, mãe da Igreja (Missal Romano, página 952).
2 – Liturgia da Palavra
Primeira Leitura:
Gênesis 3, 9-15.20 (Lecionário para as missas de Nossa Senhora, página 106) ou Atos dos Apóstolos 1, 12-14 (Lecionário para as missas de Nossa Senhora, página 109)
Salmo Responsorial:
Sl 86 (87), 1-2.3 e 5. 6-7 (Lecionário para as missas de Nossa Senhora, página 109)
Aclamação ao Evangelho:
(Lecionário para as missas de Nossa Senhora, página 110)
Evangelho:
João 19, 25-34 (Lecionário para as missas de Nossa Senhora, página 127)
Pascom AOR