A Casa do Pão completou, neste feriado de 15 de novembro, um ano de funcionamento no Recife Antigo. A Arquidiocese de Olinda e Recife comemorou a data com missa em ação de graças, presidida por seu arcebispo emérito dom Fernando Saburido, na capela Santa Dulce dos Pobres. O bispo foi o idealizador da Casa, legado visível do 18º Congresso Eucarístico Nacional, que aconteceu em novembro de 2022, quando era titular da mitra arquidiocesana.

Dom Fernando comentou a emoção de retornar à Casa do Pão neste dia tão especial. “Esse trabalho bonito tem dado muito certo, graças a Deus, e fico feliz em ver nosso sucessor dom Paulo Jackson plenamente engajado e motivado pra levar adiante essa obra”, disse. “Que Deus abençoe muito essa instituição, para que ela possa prosperar cada vez mais e servir especialmente essas pessoas mais carentes”.

A missa na capela Santa Dulce dos Pobres reuniu pessoas que fazem a casa funcionar: padres, diáconos e colaboradores, e também os assistidos pela obra, em sua maioria pessoas em situação de rua. O gestor da Casa, diácono Aerton Carvalho, informa que, a cada semana, mais de duas mil pessoas recebem atendimento no local. “Oferecemos refeições, espaço para higiene pessoal, atendimento espiritual, acompanhamento jurídico e acompanhamento médico”, disse o diácono. “Por dia, são mais de cem banhos e cem lavagens de roupa”.

Após a missa, todos confraternizaram no refeitório, onde já estavam alguns irmãos em situação de rua. Além da macarronada servida no jantar, os atendidos receberam uma fatia de bolo, para comemorar o aniversário da instituição.

Para ajudar, a Casa do Pão conta com uma equipe fiel: cerca de cem voluntários trabalham na distribuição das refeições, que chegam a mais de dez mil por mês. Doações são imprescindíveis para que tudo funcione: “Precisamos, nesse momento, de proteínas – carnes de boi, frango ou embutidos – para preparar as refeições”, afirmou o gestor. “Outro desafio é pagar as contas de água e luz e o quadro fixo de funcionários”, completou Aerton. Alimentos podem ser entregues no local (Rua do Imperador Pedro II, nº 34). Para colaborar via pix, a chave é o e-mail pixcasadopao@aor.org.br (Arquidiocese de Olinda e Recife, conta do Banco do Brasil).

Pascom AOR