da redação

O legado do último Congresso Eucarístico Nacional completa 40 dias. Para comemorar a data, a Casa do Pão, localizada na esquina da rua do Imperador com a 1º de Março, celebrou nesta terça feira (27/12) uma missa presidida pelo Arcebispo de Olinda e Recife Dom Fernando Saburido, concelebrada por Dom Limacedo , padres e diáconos diocesanos: “ O Natal nos leva a pensar nos pobres, Jesus nasceu pobremente numa manjedoura, se comprometeu com os pobres ao longo de sua caminhada”, afirma Dom Fernando Saburido.

A capela recém construída foi dedicada à irmã Dulce dos pobres. Desde a inauguração até hoje,já foram servidas mais de 14 mil refeições à população vulnerável. “ O menino de Belém está aqui na nossa porta, na nossa casa todos os dias, são crianças que realmente vem trazidas pelos pais e que precisam também comer pão como os adultos. No café da manhã que oferecemos, no almoço, na refeição da noite. Nós temos adultos e temos crianças, na verdade eu diria que a família de Belém tem vindo a esta casa encontrar aquilo que necessita. ” Ressalta Diácono Aerton Carvalho, gestor da Casa do Pão.

Além das refeições diárias, a Casa do Pão oferece atendimento jurídico gratuito. Para a chefe da defensoria pública da união em Recife, Ana  Erhardt ,as pessoas vulneráveis precisam ter acesso à justiça : “A defensoria existe para isso para garantir o acesso à justiça aos mais necessitados. ”

De acordo com o IBGE, Recife é a segunda capital com maior desigualdade do país.  São cerca de 1 milhão e 800 mil pessoas vivendo com menos de 171 reais por mês. O projeto quer minimizar a pobreza que tem se agravado no Nordeste nos últimos anos.

O Projeto embora recente, já conta com recuperados. O nome “ Casa do Pão” que é o significado de Belém, foi idealizado por Dom Fernando Saburido, o projeto já inspira outras Dioceses pelo Brasil: “ Tudo que Cristo falou foi muito voltado para a temática do pobre, das pessoas excluídas, hoje nós somos chamados a fazer a mesma coisa, Jesus é o mestre e Senhor, e nós somos os discípulos que devemos procurar imitar o Mestre. ” Conclui Dom Fernando.