A casa está funcionando desde 20 de janeiro e oferece refeições, banho e pernoite para a população em situação de rua até o dia 26 de fevereiro. O bispo auxiliar de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antônio, vai visitar a casa nesta quinta-feira, dia 9 de fevereiro, às 18 horas.

A Pastoral do Povo de Rua do Vicariato de Olinda, juntamente com o Comitê Intersetorial de Políticas para a População em Situação de Rua de Olinda (CIPPRUA – Olinda), sinalizou uma conquista importante nos últimos dias: através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direito Humanos, disponibiliza, durante período de carnaval, em Olinda, uma casa de serviços para atender pessoas em situação rua. A casa, localizada na Rua Maria Ramos, no Bairro Novo, oferece alimentação e espaço para repouso e higiene pessoal.

“É uma ação emergencial”, explica Carolina Andrade, coordenadora da Pastoral no Vicariato Olinda. “Pela primeira vez, a gestão municipal abriga as pessoas em situação de rua que se utilizam dos espaços públicos do Sitio Histórico da cidade em época de carnaval, mas esperamos que o serviço se transforme em política pública concreta, imediatamente após a folia, com a reativação do Centro Pop no município”.

Na casa de serviço emergencial, pessoas em situação de rua podem tomar banho, lavar roupas e dormir em quartos climatizados. Além de receberem produtos de higiene pessoal, lençol e toalhas, as pessoas têm ainda jantar e café da manhã. A capacidade para dormir no local (pernoite), no entanto, é de apenas 20 pessoas por dia – por isso, o cadastro para pernoite é feito diariamente.

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antônio, confirmou visita à casa de serviço emergencial neste dia 09 de fevereiro (quinta-feira), às 18 horas. A visita mostra a preocupação da Arquidiocese com esta parcela da população, a exemplo da inauguração da Casa do Pão, no centro do Recife. “A Igreja nasceu entre os pobres”, lembrou dom Limacêdo. “Assistir os mais pobres é tocar as chagas de Cristo, oferecendo-lhes amor e dignidade, e isso a Pastoral de Rua faz lindamente, com muito esforço, caridade e empatia”.

O bispo lembra que não é apenas a falta de dinheiro que caracteriza o pobre. “Nas bem-aventuranças, Jesus referiu-se aos ‘pobres de espírito’, o que pode envolver pessoas desamparadas de amor, de fé, de sonhos e de tantas coisas mais”, afirmou. “As pessoas que vivem nas ruas, no entanto, reúnem as muitas pobrezas do mundo”.

Outra importante conquista para essas pessoas durante o carnaval 2023 é que, pela primeira vez, esta parcela tão sofrida da população vai poder participar da Cooperativa de Catadores de Resíduos durante os dias de folia (de 17 a 22/02). “Até o último Carnaval (2020), as pessoas eram impedidas de participar de cooperativas, porque não tinham documentação, e agora vão poder trabalhar, com crachá e tudo, e assim conseguir algum dinheiro com seu trabalho”, disse Carolina Andrade. A ação é uma parceria entre Secretaria Executiva de Meio Ambiente de Olinda, a Pastoral do Povo da Rua, Projetos Conduzamor e Devoluto, e outras entidades da sociedade civil. Para ter acesso aos serviços, os interessados precisam se cadastrar até 15 de fevereiro na Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano de Olinda, que está localizada na Estrada do Bonsucesso, 306, no bairro Bonsucesso.

Segundo a Pastoral de Rua de Olinda, a Prefeitura vai garantir aos assistidos o direito de trabalhar, receber pagamento pelo material recolhido e ainda tomar um café-da-manhã reforçado. As demais refeições serão oferecidas com apoio de entidades da sociedade civil, de quem espera doações. “Precisamos oferecer refeição saudável para uma média de 150 ou 180 pessoas por dia e contamos com a colaboração de pessoas de bom coração para doarem itens como frutas, fubá, macaxeira, legumes, frango, charque, inhame, ovos, pães de sanduiche”, disse Neves, integrante do Projeto Conduzamor.

Com esta experiência e a divulgação destes serviços para a população em situação de rua de Olinda, a Pastoral e o CIPPRUA-Olinda esperam formar uma cooperativa específica, que ofereça a este público oportunidade de trabalho, geração de renda, inclusão e dignidade.

Comitê em Olinda
O Decreto Municipal n° 181, de 21/09/2022, instalou o Comitê Intersetorial de Políticas para a População em Situação de Rua de Olinda (CIPPRUA-Olinda).  O decreto atendeu a uma demanda da Arquidiocese, que se articula em pastorais sociais com ações em todo o território arquidiocesano. O serviço emergencial de carnaval foi proposto durante as reuniões realizadas entre o Ministério Público Estadual (MPPE-Olinda) e o CIPPRUA-Olinda, do qual participam a presidente da Pastoral, representantes da sociedade civil e das secretarias da gestão municipal.

Pascom AOR

SERVIÇO:
Casa de Serviço EmergencialRua Maria Ramos, nº 529, Bairro Novo, Olinda
Próximo à Praça Dr. Vitoriano Regueira (Praça do Parcão)
Funcionamento: de 20 de janeiro a 26 de fevereiro

Informações: (81) 9.8660.6541

COOPERATIVA DE CATADORES DE MATERIAL RESCICLÁVEL:
Cadastro até 15 de fevereiro
Local:  Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano de Olinda (Estrada do Bonsucesso, 306, Bonsucesso).
Funcionamento: de 17 a 22 de fevereiro DOAÇÕES:
Enviar mensagem via whatsapp para (81) 9.8526.9340 e/ou (81) 98102-7697 ou Instagram da Pastoral: @pprolinda